Definindo a ortografia: uma ação de fortalecimento da língua Chiquitano
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v26i2.25330Palabras clave:
Língua Indígena, Definição de Ortografia, Revitalização LinguísticaResumen
Neste artigo, apresentam-se discussões e reflexões sobre a definição de uma ortografia experimental para a língua Chiquitano no Brasil. Os encaminhamentos para a definição da ortografia tiveram como eixo norteador a mediação entre os critérios técnicos de unicidade, da notação de sons, de utilização, de facilidade de aprendizagem e também de questões contextuais como ensino de segunda língua e similaridades linguísticas com as variedades da língua Chiquitano na Bolívia. Demonstra-se, em especial, como essas atividades fomentaram as ações de valorização e fortalecimento da língua Chiquitano e como foram inseridas em tais ações.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-12-22
Cómo citar
CAVALCANTE SANTANA, A. Definindo a ortografia: uma ação de fortalecimento da língua Chiquitano. Signótica, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 379–396, 2014. DOI: 10.5216/sig.v26i2.25330. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/25330. Acesso em: 21 nov. 2024.
Número
Sección
Artigo
Licencia
Autoras (s) autorizan a Signótica a publicar artículo, si es aceptado, firmando su contribución como original y no sometida a otra editorial para publicación. En caso de aceptación y publicación, artículos de Signo tienen licencia Creative Comons BY-NC-ND (Asignación + NoComercial + SemDerivaciones)