Cenas de atenção conjunta na interação mãe-criança cega: contribuições à aquisição da linguagem
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v25i2.25195Palabras clave:
atenção conjunta, aquisição de linguagem, cegueira.Resumen
Este artigo propõe investigar o funcionamento da atenção conjunta na interação mãe/criança cega. Com base na perspectiva sociocognitiva, proposta por Tomasello (2003), realizamos uma investigação longitudinal, na qual filmamos interações cotidianas ocorridas com essa díade no ambiente domiciliar no período de aproximadamente um ano. Nossos dados revelaram que cenas de atenção conjunta constituem momentos privilegiados para a aquisição da linguagem pela criança e que o funcionamento da atenção conjunta com a criança cega ocorre pela inclusão do toque e da voz, recursos primordiais para a inserção da criança na linguagem.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-01-22
Cómo citar
FONSECA LIMA DA FONTE, R. Cenas de atenção conjunta na interação mãe-criança cega: contribuições à aquisição da linguagem. Signótica, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 393–412, 2014. DOI: 10.5216/sig.v25i2.25195. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/25195. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigo
Licencia
Autoras (s) autorizan a Signótica a publicar artículo, si es aceptado, firmando su contribución como original y no sometida a otra editorial para publicación. En caso de aceptación y publicación, artículos de Signo tienen licencia Creative Comons BY-NC-ND (Asignación + NoComercial + SemDerivaciones)