Cenas de atenção conjunta na interação mãe-criança cega: contribuições à aquisição da linguagem

Authors

  • Renata Fonseca Lima da Fonte Universidade Católica de Pernambuco, Recife, PE

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v25i2.25195

Keywords:

atenção conjunta, aquisição de linguagem, cegueira.

Abstract

Este artigo propõe investigar o funcionamento da atenção conjunta na interação mãe/criança cega. Com base na perspectiva sociocognitiva, proposta por Tomasello    (2003), realizamos uma investigação longitudinal, na qual filmamos  interações cotidianas ocorridas com essa díade no ambiente domiciliar no período de aproximadamente um ano. Nossos dados revelaram que cenas de atenção conjunta constituem momentos privilegiados para a aquisição da linguagem pela criança e que o funcionamento da atenção conjunta com a criança cega ocorre pela inclusão do toque e da voz, recursos primordiais para a inserção da criança na linguagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Renata Fonseca Lima da Fonte, Universidade Católica de Pernambuco, Recife, PE

Professora e pesquisadora do Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade Católoca de Pernambuco.

Published

2014-01-22

How to Cite

FONSECA LIMA DA FONTE, R. Cenas de atenção conjunta na interação mãe-criança cega: contribuições à aquisição da linguagem. Signótica, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 393–412, 2014. DOI: 10.5216/sig.v25i2.25195. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/25195. Acesso em: 25 may. 2024.

Issue

Section

Article