Repetição em aquisição de linguagem: notas sobre o espelhamento sonoro infantil e a ecolalia no autismo.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v34.70277

Keywords:

Repetition, Sound Mirroring, Echolalia, Mark

Abstract

The main objective of this article is to investigate the importance of sound segment repetitions in vocal expressions by children without difficulties, confronting them with echolalic utterances of children with some type of difficulty in their linguistic course, especially children / adolescents diagnosed as autistic. It is intended to research how these sound repetitions are characterized and what their implications would be in the constitution of the speaking subject, having as theoretical foundation, contributions from authors whose proposals serve as the basis for the intertwining between language acquisition studies and the psychoanalytical approach. The analysis of these repetitions brings up the question of the mark.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maria Eduarda Araujo de Moraes, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife, Pernambuco, Brasil. E-mail: mariaeduardaaraujodemoraes@gmail.com

Graduanda (2021) em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco. Foi Bolsista CNPq pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2018/2019 - com título do projeto: "Interpretação materna e jogos sonoros infantis" e bolsista da FASA/UNICAP, também pelo PIBIC (2019/2020) - com título do projeto: " A repetição de sons na relação lúdica da criança com sua língua materna". Atuou como estagiária no auxílio para o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças autistas  na clínica SOMAR. Uma das autoras do livro "Era uma vez a história de Alice no país da escola: Desmistificando o Papel do Psicólogo Escolar".

References

ARANTES, Lúcia Maria Guimarães. As Múltiplas faces da Especularidade. Letras de Hoje, 36(3), p. 253-259, 2001.

CARVALHO, Glória Maria. Notas sobre a relação lúdica da criança com a língua: a questão do recalque dos sons. Revista do Gel, v. 16, n. 3, p. 111-126, 2019.

MORAES, Maria Eduarda. A repetição de sons na relação lúdica da criança com sua língua materna. Relatório Final de Pesquisa, PIBIC, 2020.

BARROS, Isabela B. do Rego; VILAR DE MELO, Maria de Fátima; CARVALHO, Glória Maria Monteiro. A relação entre ecolalia-linguagem e sujeito no autismo: um estudo de caso. Revista FSA, v.10, n.1, p. 244-263, 2013.

BETTELHEIM, Bruno. A fortaleza vazia. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

CATÃO, Inês; VIVÈS, Jean-Michel. Sobre a escolha do sujeito autista: voz e autismo. Revista Estudos de Psicanálise, n. 36, p. 83–92, 2011.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Trad. de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1968[1988].

FELMAN, Shoshana, Jacques Lacan and the adventure of insight. Cambridge/Massachusetts/London: Harvard University Press, 1987.

FREUD, Sigmund. Recordar, repetir e elaborar. In: Obras completas. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, v. 10, p. 147-158, 1914 [2010].

FREUD, S. O inquietante. In: Obras completas. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, v. 14, p. 328-376, 1919 [2010].

FREUD, S. Além do princípio do prazer. In: Obras completas. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, v. 14, p. 120-171, 1920 [2010].

GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Acaso e repetição em psicanálise: uma introdução à teoria das pulsões. Rio de Janeiro Zahar, 1986.

JAKOBSON, Roman. Linguística e Comunicação. Trad. de Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. 21ª ed. São Paulo: Cultrix, 1963[2008].

KANNER, Leo. Os distúrbios autísticos do contato afetivo. In: Rocha, Paulina S. (Org.). Autismos. São Paulo: Escuta, p. 111-170, 1943[1997].

LACAN, Jacques. Subversão do sujeito e dialética do desejo no inconsciente freudiano. In: Escritos. Trad. de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1966[1998], p. 793-842.

LACAN, Jacques. O Seminário: Livro 1: Os escritos técnicos de Freud (1953-1954). Trad. de Betty Milan Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1975[1983].

LACAN, Jacques.Conferência em Genebra sobre o sintoma. Opção Lacaniana, 23, p. 6-16, 1975[1998].

LACAN, Jacques. A lógica do fantasma. Recife: Publicação não comercial de circulação interna do Centro de Estudos Freudianos do Recife 1966-1967[2017].

LAZNIK-PENOT, Marie Christine. Trad. de Mônica Seincman. Rumo à palavra. São Paulo: Escuta, 1997.

LEMOS, Cláudia Thereza G. A Sintaxe no Espelho. Cadernos de Estudos Linguísticos, n.10, p. 05-15, 1986.

LEMOS, Cláudia Thereza G. Das vicissitudes da fala da criança e de sua investigação. Cadernos de Estudos Lingüísticos, Campinas, v. 42, p. 41-69, 2002.

LEMOS, Maria Teresa G. A língua que me falta: uma análise dos estudos em aquisição de linguagem. Campinas: Mercado de Letras/ FAPESP, 2002.

LIER-DE VITTO, Maria Francisca. Patologias da linguagem: sobre as “vicissitudes de falas sintomáticas”. In: LIER-DE VITTO, Maria Francisca.; ARANTES, Lúcia (Orgs). Aquisição, Patologia e Clínica de Linguagem. São Paulo: EDUC, FAPESP, 2006, p. 97-107.

MALEVAL, Jean Claude. O que existe de constante no autismo? Trad. de Emilia Firmino. Revista CLINICAPS, v.4, n°11, 2010.

MALEVAL, Jean Claude. Língua verbosa, língua factual e frases espontâneas nos autistas. In: MURTA, Alberto; CALMON, Analícea.; ROSA,

Márcia. (Orgs). Autismo(s) e atualidade: uma leitura lacaniana. Porto Alegre: Artmed, p. 45-70, 2012.

METZGER, Clarissa. A sublimação no ensino de Jacques Lacan: um tratamento possível do gozo. São Paulo: Editora EDUSP, 2017.

OLIVEIRA, Mariana T. Ecolalia: Quem fala nessa voz? 2001, 101 p. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, PUC-SP, São Paulo, 2001.

OLIVEIRA, Mariana T. A diversidade sintomática na ecolalia. Distúrbios da comunicação, 14 (2), 351-360, 2003.

PENA, Abel N. Eco e Narciso: leituras de um mito. Lisboa, Cotovia, 2017.

PIRES, Luciana. Do silêncio ao Eco: autismo e clínica psicanalítica. São Paulo, FAPESP, 2007.

POMMIER, Gérard. Da passagem literal do objeto ao moedor do significante, In: MELMAN, Charles et al. O significante, a letra e o objeto. Trad. de Procopio Abreu. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2004.

POMMIER, Gérard. Comment les neurosciences démontrent la psychanalyse. Paris: Flammarion, 2007.

PORGE, Érik. Voz do eco. Trad. de Viviane Veras. Campinas: Mercado de Letras, 2014.

POZZATO, Vanessa G; VORCARO, Ângela. Aproximações e distinções entre os autismos e as psicoses em crianças: condições da alienação à linguagem. Analytica, v. 3, n. 5, 2014.

REGO, Fabiana Lins B. Investigando a ecolalia no autismo: há possibilidade de um novo olhar? 2006. 114 p. Dissertação de Mestrado em Psicologia Cognitiva, UFPE, Recife, PE, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18489/1/FABIANA%20LINS%20BROWNE%20REGO%20-%20Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Final%20%202016.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.

RINALDI, Doris. O traço como marca do sujeito. Salvador: Revista Estudos de Psicanálise, n. 31, p. 59-63, 2008.

SANTOS, Iara Maria Ferreira. Falas ecolálicas: uma discussão sobre a multiplicidade de seus efeitos. 2015. 90 p. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, PUC-SP, São Paulo, 2015. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13753. Acesso em: 10 fev. 2021.

SOLER, Colette. O inconsciente a céu aberto da psicose. Trad. de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

SOUZA, Luciana C. Considerações psicanalíticas sobre o tratamento do outro no autismo. Revista Estilos da Clínica, p. 52-65, 2011.

VORCARO, Ângela. Crianças na psicanálise: clínica, instituição, laço social. Rio de Janeiro: Cia. de Freud, 1999.

VORCARO, Ângela. O tratamento do autismo: notas introdutórias. Analytica, v. 5. n. 9, p. 04-30, 2016.

Published

2022-06-15

How to Cite

MORAES, M. E. A. de .; CARVALHO, G. M. M. de . Repetição em aquisição de linguagem: notas sobre o espelhamento sonoro infantil e a ecolalia no autismo. . Signótica, Goiânia, v. 34, p. e70277, 2022. DOI: 10.5216/sig.v34.70277. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/70277. Acesso em: 16 jul. 2024.

Issue

Section

Estudos Linguísticos