Dialogic relations between the texts The Problem of Content, Material and Form in Literary Creation and Speech Genres, by M. M. Bakhtin: some possibilities of application in language teaching

Authors

  • Francisco de Freitas Leite Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará, Brasil.
  • Patrícia Gomes de Mello Universidade Regional do Cariri (URCA) Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária (NETLLI-DGP/CNPq), Crato, Ceará, Brasil
  • Edson Soares Martins Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v28i2.34913

Keywords:

general aesthetics, speech genres, dialogic analysis of enunciations, didactic dialogues.

Abstract

This paper deals with the dialogic relations that can be established between the texts The problem of content, material and form in literary creation and Speech Genres, both written by M.M. Bakhtin. The focus of our reflection is to understand that the notions of content, material and form (from the first text) are useful to understand the notions of theme, style and composition (from the second text) respectively and are relevant for teachers who work with language teaching/learning based on the theoretical perspective of Dialogism.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Francisco de Freitas Leite, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará, Brasil.

Doutor em Linguística (PROLING/UFPB - 2014), mestre em Linguística (PROLING/UFPB - 2009), especialista em Ensino de Língua Portuguesa (URCA - 1999) e graduado em Letras (URCA - 1998). Atualmente é professor adjunto I da Universidade Regional do Cariri-URCA, coordenador na URCA do DINTER (UFC/URCA) em Linguística, pesquisador do Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária - NETLLI, pesquisador do Grupo de Pesquisas em Estudos Clássicos e Linguísticos - GREC, editor-geral da Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli e editor-adjunto da Macabéa - Revista Eletrônica do Netlli. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, Língua Portuguesa e Língua Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística histórica, história da língua portuguesa, poesia brasileira e teoria/análise dialógica do discurso.

Patrícia Gomes de Mello, Universidade Regional do Cariri (URCA) Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária (NETLLI-DGP/CNPq), Crato, Ceará, Brasil

Mestre em Linguística pelo PROLING (UFPB), desenvolve pesquisa embasada na filosofia da linguagem bakhtiniana. É graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Participa do Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária-NETLLI, na linha de pesquisa: Linguística e dialogismo e é pesquisadora-estudante do Grupo de Pesquisas em Linguagem Enunciativa e Interação- GPLEI, na linha: Discurso e Sociedade - a diversidade discursiva e enunciativa, sob orientação do prof. Dr. Pedro Farias Francelino. Atua na área de Letras com ênfase em Linguística.

Edson Soares Martins, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará, Brasil.

Possui graduação (1996), mestrado (2001) e doutorado (2010) em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (PPGL). Concluiu estágio pós-doutoral junto ao PROLING-UFPB. Atualmente é Professor Adjunto de Literatura Brasileira, na Universidade Regional do Cariri (URCA). Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, poesia, narrativa moderna e contemporânea, romances de Clarice Lispector e Osman Lins e psicanálise. Também manifesta crescente interesse pelas literaturas africanas. Editor-geral de Macabéa - Revista Eletrônica do Netlli.

Published

2016-11-23

How to Cite

LEITE, F. de F.; MELLO, P. G. de; MARTINS, E. S. Dialogic relations between the texts The Problem of Content, Material and Form in Literary Creation and Speech Genres, by M. M. Bakhtin: some possibilities of application in language teaching. Signótica, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 363–380, 2016. DOI: 10.5216/sig.v28i2.34913. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/34913. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Article