Língua, poesia e rebelião em Douglas Diegues: resistência cultural e educação literária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v36.77175

Palavras-chave:

portunhol selvagem, diversidade linguística, Douglas Diegues, educação literária

Resumo

A produção de Douglas Diegues ilustra o impacto que a educação literária pode ter na formação do indivíduo e na valorização da diversidade do patrimônio cultural brasileiro. A proposta de Diegues distingue-se pela carga utópica com que promove modelos alternativos que combinam elaboração literária e compromisso social. Um traço marcante é o portunhol selvagem, língua literária que adota o desvio da norma como marca de autenticidade e explora o potencial expressivo da mistura de línguas que a compõem para tecer um espaço plurilíngue de aparente anarquia em que cada elemento contribui de forma específica e significativa para a construção de sentido.

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Biografia do Autor

Francesca Degli Atti, Universidade do Salento, Lecce, Itália, francesca.degliatti@unisalento.it

Professora na Universidade do Salento.

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Publicado

2024-07-15

Como Citar

DEGLI ATTI, F. Língua, poesia e rebelião em Douglas Diegues: resistência cultural e educação literária. Signótica, Goiânia, v. 36, p. e77175, 2024. DOI: 10.5216/sig.v36.77175. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/77175. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Estudos Literários