Ethos de empreendedor e cenografia de coaching em uma peça publicitária
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v34.70062Palavras-chave:
Ethos. Discurso. Cenografia. Publicidade.Resumo
Este artigo analisa um comercial televisivo de um veículo, focalizando a produção da imagem de enunciador e a constituição da cena de enunciação. A base teórica é a Análise do Discurso, a partir de estudos de Dominique Maingueneau (2011, 2015a, 2020) sobre ethos e cenografia. Metodologicamente, parte-se do pressuposto de que analisar o discurso é um exercício que engendra a alternância entre descrição e interpretação, de modo não aleatório, na medida em que tal movimento se funda na imbricação entre os textos e suas condições sócio-históricas de produção. Desenvolveu-se a hipótese de que a peça publicitária se apoia em uma representação valorizada, a do empreendedor. Quanto à cena de enunciação, concluiu-se que a relação imposta pela cena publicitária (empresa-consumidor) é movida a um plano secundário, pois o enunciatário da propaganda entra em contato com uma cenografia que simula a cena de fala característica do coaching.
Downloads
Referências
AMOSSY, Ruth. O ethos na intersecção das disciplinas: retórica, pragmática, sociologia dos campos. In: AMOSSY, Ruth (org.). Imagens de si no discurso. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013. p. 9-28.
AMOSSY, Ruth. Argumentação no Discurso. São Paulo: Contexto, 2018.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 5530, de 17 de junho de 2019. Dispõe sobre o reconhecimento da profissão de coach, da prática da metodologia do Coaching e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, 2019.
DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987.
FERREIRA, Marcos Aurélio de Araújo. Coaching: um estudo exploratório sobre a percepção dos envolvidos: organização, executivo e coach. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
FORD Ranger 2017 - Comercial de 2016. [S. l.: s.n.], 2017. 1 vídeo (45s). Publicado pelo canal Gustavo Mendonça Land. Disponível em: https:// www.youtube.com/watch?v=BQuEUIYgRkQ. Acesso em: 20 nov. 2021.
FOUCAULT, Michel. A Coragem da Verdade: o governo de si e dos outros II: curso no Collège de France. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
HAMMAM, Trent. Neoliberalismo, governamentalidade e ética. Ecopolítica, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 99-133, 2012.
HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
INSTITUTO BRASILEIRO DE COACHING. O que é coaching. Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching/o-que-e-coaching/. Acesso em: 29 nov. 2021. KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. La conversation. Paris: Seuil, 1996.
LIRA, Vinícius Costa; SILVA, Francisco Vieira da. O avesso do coach: uma análise discursiva de postagens da página Dicas Anti-Coach no Facebook. Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 182-216, 2021.
MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Anna Raquel;
SALGADO, Luciana. (Org.). Ethos discursivo. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015a. p. 11-29.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2015b.
MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia e incorporação. In: AMOSSY, Ruth (org.). Imagens de si no discurso. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013. p. 69-92.
MAINGUENEAU, Dominique. Frases sem texto. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MAINGUENEAU, Dominique. Doze conceitos em Análise do Discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos Discursos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MAINGUENEAU, Dominique. Variações sobre o ethos. São Paulo: Parábola Editorial, 2020.
PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso. In: GADET, Françoise; HAK, Tony: Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da Unicamp, 1997a. p. 61-161.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio: Campinas: Editora da Unicamp, 1997b.
ROCHA, Maria Eduarda da Mota. O canto da sereia: notas sobre o discurso neoliberal na publicidade brasileira pós-1990. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 22, n. 64, p. 81-91, 2007.
SALLES, Wagner et al. O cano do coaching: uma análise crítica sobre os aspectos discursivos do triunfo ágil difundido no Brasil. Revista Eletrônica Gestão e Sociedade, Belo Horizonte, v. 13, n. 36, p. 3231- 3260, 2019.
STAFUZZA, Grenissa; PEREIRA, Maximiano. Sentidos do discurso coaching financeiro no enunciado vídeo publicitário ‘Meu nome é Bettina’ e possibilidade de cotejo. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 29, n. 3, p. 1685-1716, 2021.
TAVARES, Larissa Ferreira. Em busca da melhor versão contra si mesmo: sobre o coaching, a verdade e o governo pela liberdade no neolibe- ralismo. 2021. 151f. Tese (Doutorado em Administração) – Centro SócioEconômico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.
THIRY-CHERQUES, Hermano. Bourdieu: a teoria na prática. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 40, n. 1, p. 27-55, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Signótica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras(es) autorizam a Signótica a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Signótica possuem licença Creative Comons CC-BY.