O vir a ser da autoria enleio ao discurso de O irmão alemão
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v34.68326Palavras-chave:
Autoria, Narração, O Irmão Alemão, Procedimento Estético-narrativoResumo
O jogo instaurado pela narração em O irmão alemão, de Chico
Buarque (2014), motiva a discussão sobre os procedimentos estético-
-narrativos instauradores da ambiguidade enunciativa. Para tal, contextualiza-se a noção de autor, com base em Chartier (1999), Sartre (1999),
Darnton (2010) e Foucault (2009), a fim de desenvolver uma análise sob
a perspectiva dos tópicos a “morte do autor” (BARTHES, 2012; COMPAGNON, 2010), o “autor-criador” (BAKHTIN, 2011) e a “função autor” (FOUCAULT, 2009). Estudos de Lejeune (2014) e Ricouer (1993) embasam o
debate sobre o enleio de aspectos autobiográficos e ficcionais na trama
narrativa, na qual o escritor se faz narrador e o leitor, coautor, modificando-se pela leitura.
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Referências
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