O grafismo infantil e sua relação com a escrita: uma experiência vivida na Associação Pestalozzi de Codó – MA
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v33.67938Palavras-chave:
Escrita infantil. Desenho infantil. Psicogênese da leitura e da escritaResumo
O artigo aborda a relação estabelecida entre o grafismo infantil, produzido por alunos da Associação Pestalozzi de Codó – Maranhão, e as fases de aquisição da escrita alfabética. Nesse contexto, a metodologia teve como enfoque o estudo de caso de cunho etnográfico, considerando a imersão na escola durante dois anos. O apoio teórico ancora-se em estudiosos do campo do grafismo infantil, como Ferreira (2015), Hanauer (2013) e Yavorsti (2018), e da evolução da escrita, como Ferreiro e Teberosky (1999), Luna e Silva (2013), Rosseto (2017), entre outros. Através da pesquisa, constatou-se que o grafismo contribui para o processo de ensino da criança, pois permite à criança externar graficamente suas necessidades, sentimentos, além de contribuir com aspectos cognitivos, motores, sociais e emocionais.
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