A apropriação da escrita do Português pelo surdo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v33.67909

Palavras-chave:

Apropriação da Escrita, Língua Portuguesa como Segunda Língua, Educação Bilíngue, Surdo

Resumo

Este artigo pretende compreender a apropriação de Língua Portuguesa (LP) escrita como segunda língua (L2) por alunos surdos matriculados no oitavo ano do Ensino Fundamental no CEAADA, instituição pública de ensino de Cuiabá, Mato Grosso. Para tanto, objetiva analisar conjuntos de atividades escritas a partir de quatro gêneros textuais, mediante acompanhamento e participação de aulas ministradas de LP, constituindo uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo estudo de caso e pesquisa-ação. A análise revelou que esses aprendizes são capazes de se apropriarem da LP escrita sem o intermédio da oralidade, entretanto, deparam-se com algumas dificuldades no nível estrutural da sentença e de compreensão.

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Biografia do Autor

Larissa Ruth Siniak dos Anjos Härter, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. E-mail: larissaruthanjos@yahoo.com.br

Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Mato Grosso. Possui graduação em Jornalismo pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande (2008) e em Letras Literatura pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Possui MBA em Marketing e Comunicação Social (2010). Possui Pós-Graduação em Tradução/Interpretação e Docência de LIBRAS (2018) e Especialização em Libras e Educação Inclusiva pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (2019). Tem experiência nas áreas de Comunicação, Jornalismo, Marketing, Publicidade e Propaganda, Promoção de eventos e Docência.

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Publicado

2021-11-17

Como Citar

BORGES, F. B. .; HÄRTER, L. R. S. dos A. A apropriação da escrita do Português pelo surdo. Signótica, Goiânia, v. 33, p. e67909, 2021. DOI: 10.5216/sig.v33.67909. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/67909. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Estudos Linguísticos