Uma proposta de modelo metacognitivo de aquisição da escrita no ensino universitário moçambicano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v33.65797

Palavras-chave:

Metacognição. Estratégias metacognitivas. Fases do processo de escrita. Modelo metacognitivo de ensino.

Resumo

A metacognição sempre esteve presente nos modelos processuais de produção escrita (ROHMAN, 1965 FLOWER; HAYES, 1980 BEREITER; SCARDAMALIA, 1987), com destaque à presença de estratégias de aprendizagens (metacognitivas) que auxiliam a produção textual, através de uma frequente monitorização e autorregulação da cognição na produção textual. Este artigo propõe um modelo metacognitivo de tratamento da escrita, tomando em consideração que a aprendizagem da escrita também circunscreve-se ao ensino universitário, assumindo também que um ótimo produtor de escrita é o que faz uso das estratégias metacognitivas no desenvolvimento da produção escrita, o que não é operado pelo produtor de escrita menos eficiente.

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Biografia do Autor

Nelson Maurício Ernesto, Universidade de Cape Town (UCT), Rondebosch, Cape Town, África do Sul. E-mail: nelernest@yahoo.com.br.

2001 - Docente efetivo na Universidade Eduardo Mondlane

2007-2014 - Leitor de Língua portuguesa na Universidade do Zimbabué

2015 - Leitor de Língua Portuguesa na Universidade de Cape Town

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Publicado

2021-12-08

Como Citar

ERNESTO, N. M. Uma proposta de modelo metacognitivo de aquisição da escrita no ensino universitário moçambicano. Signótica, Goiânia, v. 33, p. e65797, 2021. DOI: 10.5216/sig.v33.65797. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/65797. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Estudos Linguísticos