Procedimentos de escrita em sala de aula do ensino fundamental

Autores

  • Renilson José Menegassi
  • Ângela Francine Fuza

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v20i2.6090

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de verificar como as abordagens de ensino de leitura e produção de texto estão sendo implementadas e efetivadas na sala de aula do Ensino Fundamental. Foram analisadas as práticas de produção textual da 3ª série, observando-se o material didático, as aulas do professor e as produções dos alunos. Os resultados demonstram que os estudantes têm a autoria de seus textos difusa, uma vez que a produção escrita, em sua maioria, foi constituída pelo discurso do texto entregue pela professora e não pelas ideias dos alunos. As aulas se caracterizaram pelo ensino e aprendizagem da leitura e da escrita ainda com perspectivas tradicionais, apesar de a proposta do ensino ser enunciativa.

PALAVRAS-CHAVE: escrita, procedimentos, produção textual, Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-04-27

Como Citar

MENEGASSI, R. J.; FUZA, Ângela F. Procedimentos de escrita em sala de aula do ensino fundamental. Signótica, Goiânia, v. 20, n. 2, p. 471–495, 2009. DOI: 10.5216/sig.v20i2.6090. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/6090. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo