Da prescrição à realização: os PCNS, a Prova Brasil e o professor na sala de aula de língua materna
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v20i2.6088Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir o papel dos PCN e das Orientações Curriculares de Ensino Médio como prescritores do ensino de português como língua materna no Brasil e como referência para o estabelecimento de exames nacionais de avaliação do ensino, como a Prova Brasil, a partir de uma análise dos construtos teóricos que constituem esses documentos oficiais e da realidade dessas prescrições na escola. São também discutidos o papel do professor perante os PCN na sala de aula de Língua Materna no Ensino Médio e as divergências entre a realidade das prescrições e o trabalho real dos docentes.
PALAVRAS-CHAVE: PCN, Prova Brasil, trabalho real, trabalho prescrito, interacionismo sociodiscursivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras(es) autorizam a Signótica a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Signótica possuem licença Creative Comons CC-BY.