O funcionamento dos elementos adverbiais no gênero textual propaganda
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v30i4.51284Palavras-chave:
Funcionalismo. Adjunto adverbial. Propaganda.Resumo
Neste artigo objetivamos analisar qualitativamente e quantitativamente os elementos de natureza adverbial em propagandas da rede Hortifruti, para discutir a noção de dispensabilidade dada a esses elementos pelos estudos tradicionais, que os classificam como termos acessórios da oração sob uma ótica sintático-semântica, e evidenciar sua importância para o cumprimento do propósito comunicativo desse gênero textual. Partimos do pressuposto de que a motivação para o uso dos elementos adverbiais está condicionada a aspectos pragmático-discursivos. Recorremos, pois, à orientação teórica do Funcionalismo de vertente norte-americana (GIVÓN, 2001; TOMASELLO, 1998), conjugando-a com a Linguística Textual (KOCH, 2014; CAVALCANTE; CUSTÓDIO FILHO, 2010).
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