O funcionamento dos elementos adverbiais no gênero textual propaganda

Autores

  • Diana Rodrigues Sarcinelli dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) https://orcid.org/0000-0002-3366-0270
  • Lúcia Helena Peyroton da Rocha Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v30i4.51284

Palavras-chave:

Funcionalismo. Adjunto adverbial. Propaganda.

Resumo

Neste artigo objetivamos analisar qualitativamente e quantitativamente os elementos de natureza adverbial em propagandas da rede Hortifruti, para discutir a noção de dispensabilidade dada a esses elementos pelos estudos tradicionais, que os classificam como termos acessórios da oração sob uma ótica sintático-semântica, e evidenciar sua importância para o cumprimento do propósito comunicativo desse gênero textual. Partimos do pressuposto de que a motivação para o uso dos elementos adverbiais está condicionada a aspectos pragmático-discursivos. Recorremos, pois, à orientação teórica do Funcionalismo de vertente norte-americana (GIVÓN, 2001; TOMASELLO, 1998), conjugando-a com a Linguística Textual (KOCH, 2014; CAVALCANTE; CUSTÓDIO FILHO, 2010).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Rodrigues Sarcinelli dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

É doutoranda em estudos linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestre em estudos linguísticos pela mesma universidade e licenciada em Letras Português/Inglês e Português/Espanhol pela Faculdade Multivix Serra. Possui interesse no ensino de Língua Portuguesa e Língua Espanhola. Atua, principalmente, na área de estudos analítico-descritivos da linguagem sob a ótica do Funcionalismo.Tem experiência na área de linguística e na análise e produção de textos em Língua Portuguesa. Participa do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisas em Linguagens na UFES.

Lúcia Helena Peyroton da Rocha, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

É Licenciada em Letras Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Araraquara), Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Araraquara). Fez o Pós-Doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); na graduação, ministra as disciplinas Fundamentos da Sintaxe do Português, Teorias Sintáticas, orienta Trabalho de Conclusão de Curso. Atualmente é Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/UFES). Faz parte do corpo docente do Curso de Mestrado em Estudos Linguísticos (PPGEL/UFES). No Mestrado, ministra as disciplinas: Funcionalismo e Gramática; Sintaxe; Tópicos Avançados. É representante da Linguística no Comitê Institucional de Iniciação Científica (PRPPG/UFES). É Coordenadora de Núcleo de Pesquisas em Linguagens (UFES/CNPq).

Downloads

Publicado

2018-12-03

Como Citar

SANTOS, D. R. S. dos; ROCHA, L. H. P. da. O funcionamento dos elementos adverbiais no gênero textual propaganda. Signótica, Goiânia, v. 30, n. 4, p. 547–573, 2018. DOI: 10.5216/sig.v30i4.51284. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/51284. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo