Ideologia e efeitos de sentido: um olhar discursivo na cartilha nacional de alimentação escolar

Autores

  • Dennys Dikson Universidade Federal Rural de Pernambuco, (UFRPE. Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), Garanhuns, Pernambuco, Brasil
  • Gabriela Alves de Arruda Faculdade de integração do Sertão (FIS), Serra Talhada, Pernambuco, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v29i2.45167

Palavras-chave:

Análise do discurso. Merenda escolar. Cartilha Nacional de Alimentação Escolar. Políticas Públicas da Educação.

Resumo

O presente artigo realiza uma análise discursiva tendo como materialidade e corpus de trabalho a “Apresentação” da Cartilha Nacional de Alimentação Escolar (CNAE), publicada pelo MEC em 2014. A partir das questões teórico-metodológicas da Análise do Discurso de linha francesa fundada por Pêcheux (2009), e as investigações de Orlandi (1994, 2003, 2015), Florêncio et al. (2009), Cavalcante (2007), Guimarães (2005), dentre outros, empreendemos análises em duas sequências discursivas recortadas da CNAE, com o intuito de desvelar efeitos de sentido e construções discursivo-ideológicas nelas presentes, em especial os de poder-elitizado que “camuflam” as responsabilidades alimentares e educacionais inerentes ao Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dennys Dikson, Universidade Federal Rural de Pernambuco, (UFRPE. Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), Garanhuns, Pernambuco, Brasil

Doutor em Letras e Linguística. Professor Adjunto do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns.

Gabriela Alves de Arruda, Faculdade de integração do Sertão (FIS), Serra Talhada, Pernambuco, Brasil

Mestranda na linha de pesquisa "História e Política da Educação", pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE-UFAL).

 

Advogada e Professora do Departamento de Direito da Faculdade de Integração do Sertão (FIS), Serra Talhada/PE.

Downloads

Publicado

2017-08-30

Como Citar

DIKSON, D.; ARRUDA, G. A. de. Ideologia e efeitos de sentido: um olhar discursivo na cartilha nacional de alimentação escolar. Signótica, Goiânia, v. 29, n. 2, p. 553–574, 2017. DOI: 10.5216/sig.v29i2.45167. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/45167. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo