Ideologia e efeitos de sentido: um olhar discursivo na cartilha nacional de alimentação escolar
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v29i2.45167Palavras-chave:
Análise do discurso. Merenda escolar. Cartilha Nacional de Alimentação Escolar. Políticas Públicas da Educação.Resumo
O presente artigo realiza uma análise discursiva tendo como materialidade e corpus de trabalho a “Apresentação” da Cartilha Nacional de Alimentação Escolar (CNAE), publicada pelo MEC em 2014. A partir das questões teórico-metodológicas da Análise do Discurso de linha francesa fundada por Pêcheux (2009), e as investigações de Orlandi (1994, 2003, 2015), Florêncio et al. (2009), Cavalcante (2007), Guimarães (2005), dentre outros, empreendemos análises em duas sequências discursivas recortadas da CNAE, com o intuito de desvelar efeitos de sentido e construções discursivo-ideológicas nelas presentes, em especial os de poder-elitizado que “camuflam” as responsabilidades alimentares e educacionais inerentes ao Estado.
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