Carmen em perspectiva dialógica: reverberações inquietas de um processo de construção dramatúrgico-performativa no contexto universitário
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v28i1.40591Palavras-chave:
Construção dramatúrgico-performativa, corpo, universidade, Bakhtin, círculo.Resumo
O objetivo deste texto é refletir sobre o processo de construção dramatúrgica do espetáculo Carmen, realizado no contexto da Graduação em Produção Cênica da Universidade Federal do Paraná. As relações com a teoria se estabelecem a partir da perspectiva dialógica que tem na produção intelectual de Bakhtin e o Círculo, sua principal ancoragem. Os resultados apontam para aproximações entre a esfera educacional, o discurso cênico e a consequente mobilização da noção bakhtiniana de relações dialógicas, o que sugere diferentes possibilidades para se pensar a construção dramatúrgica em uma concepção alicerçada no corpo como enunciador e produtor de sentidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras(es) autorizam a Signótica a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Signótica possuem licença Creative Comons CC-BY.