Carmen em perspectiva dialógica: reverberações inquietas de um processo de construção dramatúrgico-performativa no contexto universitário

Autores

  • Jean Carlos Gonçalves Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR
  • Michelle Bocchi Gonçalves Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v28i1.40591

Palavras-chave:

Construção dramatúrgico-performativa, corpo, universidade, Bakhtin, círculo.

Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre o processo de construção dramatúrgica do espetáculo Carmen, realizado no contexto da Graduação em Produção Cênica da Universidade Federal do Paraná. As relações com a teoria se estabelecem a partir da perspectiva dialógica que tem na produção intelectual de Bakhtin e o Círculo, sua principal ancoragem. Os resultados apontam para aproximações entre a esfera educacional, o discurso cênico e a consequente mobilização da noção bakhtiniana de relações dialógicas, o que sugere diferentes possibilidades para se pensar a construção dramatúrgica em uma concepção alicerçada no corpo como enunciador e produtor de sentidos.

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Biografia do Autor

Jean Carlos Gonçalves, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR

Professor da Universidade Federal do Paraná, atuando no curso de Graduação em Produção Cênica e no quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE:TPEn). Bacharel e licenciado em Teatro-Interpretação (FURB), mestre em Educação (FURB/CAPES) e doutor em Educação (UFPR). Realiza estágio de pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (LAEL/PUC-SP/CNPq) sob supervisão de Beth Brait. Coordenador do grupo de pesquisa ELiTe – Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatro (UFPR/CNPq)

Michelle Bocchi Gonçalves, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR

Bióloga. Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua na Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza. É integrante do grupo de pesquisa EliTe/CNPq/UFPR – Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatro, no qual pesquisa a relação entre Performance, Discurso e Educação.

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Publicado

2016-09-29

Como Citar

GONÇALVES, J. C.; GONÇALVES, M. B. Carmen em perspectiva dialógica: reverberações inquietas de um processo de construção dramatúrgico-performativa no contexto universitário. Signótica, Goiânia, v. 28, n. 1, p. 43–60, 2016. DOI: 10.5216/sig.v28i1.40591. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/40591. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo