Uma análise dos processos presentes em enunciados de um livro didático de inglês: uma perspectiva sistêmico-funcional de práticas de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v29i2.40009Palavras-chave:
Livro didático de inglês, Programa Acelera Brasil – SME-RJ, Sistema de Transitividade.Resumo
Este trabalho investiga a adequação do livro didático de inglês utilizado em um programa de aceleração da SME-RJ, o Programa Acelera Brasil, de natureza sociointeracional. Tomando a Linguística Sistêmico-Funcional como teoria sócio-semiótica de linguagem e utilizando especificamente o Sistema de Transitividade, são analisados os processos presentes nos enunciados das atividades, buscando compreender a natureza das práticas de ensino e aprendizagem que constituem o livro. Os resultados apontam para concepções pedagógicas desvinculadas de questões de criticidade e ideologia, gerando discrepâncias entre o Programa e o livro didático.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras(es) autorizam a Signótica a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Signótica possuem licença Creative Comons CC-BY.