Uma análise dos processos presentes em enunciados de um livro didático de inglês: uma perspectiva sistêmico-funcional de práticas de ensino e aprendizagem

Autores

  • Patrícia Helena da Silva Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),Rio de Janeiro, RJ
  • Rogério Casanovas Tilio Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v29i2.40009

Palavras-chave:

Livro didático de inglês, Programa Acelera Brasil – SME-RJ, Sistema de Transitividade.

Resumo

Este trabalho investiga a adequação do livro didático de inglês utilizado em um programa de aceleração da SME-RJ, o Programa Acelera Brasil, de natureza sociointeracional. Tomando a Linguística Sistêmico-Funcional como teoria sócio-semiótica de linguagem e utilizando especificamente o Sistema de Transitividade, são analisados os processos presentes nos enunciados das atividades, buscando compreender a natureza das práticas de ensino e aprendizagem que constituem o livro. Os resultados apontam para concepções pedagógicas desvinculadas de questões de criticidade e ideologia, gerando discrepâncias entre o Programa e o livro didático.

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Biografia do Autor

Patrícia Helena da Silva Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),Rio de Janeiro, RJ

Doutoranda m Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestra em Linguística Aplicada pela mesma instituição. Especialista em Letramento(s) e Práticas Educacionais e em Ensino de Línguas Estrangeiras, ambos pelo CEFET/RJ. Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora I de Inglês na SME/RJ. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, ensino de Língua Inglesa, avaliação e produção de material didático para o ensino de línguas estrangeiras.

Rogério Casanovas Tilio, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),Rio de Janeiro, RJ

Possui Doutorado em Letras (Estudos da Linguagem) e Mestrado em Lingüística Aplicada, além de Especialização em Língua Inglesa. É Professor Adjunto de Língua Inglesa e Coordenador de Graduação de Letras Anglo-germânicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua no Setor de Língua Inglesa e no Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada. Foi coordenador de área de Inglês do PIBID/CAPES na instituição (2012-2015) e desde 2015 é coordenador pedagógico do programa Inglês sem Fronteiras, também da CAPES. Seus interesses de pesquisa incluem: avaliação e produção de material didático, (multi)letramentos, ensino de línguas e formação de professores. Vêm atuando na diretoria da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) desde 2012 (tesoureiro no biênio 2012-2013, vice-presidente no biênio 2014-2015 e tesoureiro eleito para o biênio 2016-2017).

Publicado

2017-08-30

Como Citar

COSTA, P. H. da S.; TILIO, R. C. Uma análise dos processos presentes em enunciados de um livro didático de inglês: uma perspectiva sistêmico-funcional de práticas de ensino e aprendizagem. Signótica, Goiânia, v. 29, n. 2, p. Port. 403–429/Eng. 431, 2017. DOI: 10.5216/sig.v29i2.40009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/40009. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigo