A linguagem construindo/ constituindo/ consolidando o trabalho docente: o que revelam os modos de dizer sobre o agir do professor?
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v28i2.36153Palavras-chave:
Trabalho Docente, Relato de Experiência, Configuração do Agir.Resumo
Tomando o trabalho docente como objeto de interesse da Linguística Aplicada, analisamos as representações de uma professora acerca de sua prática docente. Do confronto entre o plano de trabalho e sua implementação, objetivamos depreender qual a consciência que emerge sobre o seu agir. Logo, constituem parâmetros de observação a sequência didática descrita no plano de atividades elaborado pela professora e o relato de experiência destinado à avaliação de suas ações, cujos pontos contemplados incidem na escolha do tema da aula, dos instrumentos didáticos bem como nos conflitos vivenciados no processo de transposição didática. Desse modo, o objeto de análise compreende o relato de experiência escrito pela professora em relação ao estudo do gênero “artigo de opinião” numa turma do 9º ano do ensino fundamental. Apoiamo-nos na visão de atividade docente defendida por Clot (2007), Amigues (2004) e Bronckart (2009). Na análise da configuração do agir, consideramos as figuras de ação (BULEA; FRISTALON, 2004), o que nos permitiu identificar motivos e metas para agir, adequação de recursos e conflitos enfrentados. Não obstante as dificuldades reveladas pela professora, depreendemos autonomia no seu agir, ao delimitar o conteúdo conforme a necessidade da turma e ao pensar em alternativas para dinamizar o trabalho, o que reflete o conhecimento teórico-metodológico adquirido na formação. A não concretização de atividades planejadas evidencia, ainda, que o trabalho real configura-se como uma prática enigmática.
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