O tratamento dos fenômenos semânticos homonímia e polissemia nos livros didáticos de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v28i2.35623Palavras-chave:
Ensino, Semântica, Homonímia, PolissemiaResumo
O presente artigo tem como objetivo a análise do tratamento dos fenômenos semânticos homonímia e polissemia em livros didáticos de Língua Portuguesa. Os estudos fundamentam essa discussão sobre a história da disciplina Português (SOARES, 2002) e sobre os conceitos homonímia e polissemia (PASCCHOALIN; SPADOTO, 2008; PERINI, 2005; PIETROFORTE; LOPES, 2005). A partir de uma análise qualitativa dos dados encontrados – conceitos, exemplos e exercícios propostos pelos livros didáticos –, além de se constatar uma enorme irregularidade no tratamento dado à homonímia e à polissemia nos livros analisados, percebeu-se ainda que o espaço reservado a questões semânticas continua sendo restrito, se comparado aquele que é dedicado a aspectos formais da linguagem.
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