Responsabilidade enunciativa e representações discursivas em relatórios produzidos por estagiários do curso de Letras/Inglês

Autores

  • Jorge Luis Queiroz Carvalho Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil
  • Maria Eliete de Queiroz Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil
  • Rosângela Alves dos Santos Bernardino Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v28i2.35611

Palavras-chave:

Análise textual de discursos, responsabilidade enunciativa, representação discursiva, texto acadêmico, relatório de estágio.

Resumo

Com   base   na  Análise   Textual   dos   Discursos,   este   trabalho   estuda   a responsabilidade enunciativa, por meio do exame das marcas de modalidades, e  as  representações  discursivas,  por  meio  da  referenciação  e  da  predicação, construídas  no  gênero  relatório  de  estágio,  produzido  no  curso  de  Letras/Inglês. Os resultados evidenciam que o aluno: a) imputa pontos de vista (PdV) a outrem, emitindo posicionamentos de acordo e desacordo; b) formula PdV próprios,  com  base  na  experiência;  e  c)  constrói  representações  discursivas positivas  de  objetos  relacionados  à  sua  prática  docente.  Observamos  que  o gênero analisado favoreceu a inscrição de PdV próprios e a construção dessas representações. 

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Publicado

2016-11-23

Como Citar

QUEIROZ CARVALHO, J. L.; QUEIROZ, M. E. de; BERNARDINO, R. A. dos S. Responsabilidade enunciativa e representações discursivas em relatórios produzidos por estagiários do curso de Letras/Inglês. Signótica, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 285–310, 2016. DOI: 10.5216/sig.v28i2.35611. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/35611. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo