Responsabilidade enunciativa e representações discursivas em relatórios produzidos por estagiários do curso de Letras/Inglês
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v28i2.35611Palavras-chave:
Análise textual de discursos, responsabilidade enunciativa, representação discursiva, texto acadêmico, relatório de estágio.Resumo
Com base na Análise Textual dos Discursos, este trabalho estuda a responsabilidade enunciativa, por meio do exame das marcas de modalidades, e as representações discursivas, por meio da referenciação e da predicação, construídas no gênero relatório de estágio, produzido no curso de Letras/Inglês. Os resultados evidenciam que o aluno: a) imputa pontos de vista (PdV) a outrem, emitindo posicionamentos de acordo e desacordo; b) formula PdV próprios, com base na experiência; e c) constrói representações discursivas positivas de objetos relacionados à sua prática docente. Observamos que o gênero analisado favoreceu a inscrição de PdV próprios e a construção dessas representações.
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