Pontos de diálogo entre os textos O Problema do Conteúdo, do Material e da Forma na Criação Literária e Os Gêneros do Discurso, de M. M. Bakhtin: algumas possibilidades de aplicação no ensino de línguas

Autores

  • Francisco de Freitas Leite Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará, Brasil.
  • Patrícia Gomes de Mello Universidade Regional do Cariri (URCA) Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária (NETLLI-DGP/CNPq), Crato, Ceará, Brasil
  • Edson Soares Martins Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v28i2.34913

Palavras-chave:

estética geral, gêneros do discurso, análise dialógica de enunciados, diálogos didáticos.

Resumo

Este artigo trata de relações dialógicas que podem ser estabelecidas entre os textos O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária e  Os  gêneros  do  discurso, ambos  de  autoria  de  M.  M.  Bakhtin.  O  foco  da reflexão  é  o  entendimento  de  que  as  noções  de  conteúdo,  material  e  forma (do primeiro texto) são, respectivamente, úteis à compreensão das noções de tema,  estilo  e  composição  (do  segundo  texto)  e  relevantes  aos  professores que trabalham com ensino/aprendizagem de línguas com base na perspectiva
teórica do Dialogismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco de Freitas Leite, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará, Brasil.

Doutor em Linguística (PROLING/UFPB - 2014), mestre em Linguística (PROLING/UFPB - 2009), especialista em Ensino de Língua Portuguesa (URCA - 1999) e graduado em Letras (URCA - 1998). Atualmente é professor adjunto I da Universidade Regional do Cariri-URCA, coordenador na URCA do DINTER (UFC/URCA) em Linguística, pesquisador do Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária - NETLLI, pesquisador do Grupo de Pesquisas em Estudos Clássicos e Linguísticos - GREC, editor-geral da Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli e editor-adjunto da Macabéa - Revista Eletrônica do Netlli. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, Língua Portuguesa e Língua Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística histórica, história da língua portuguesa, poesia brasileira e teoria/análise dialógica do discurso.

Patrícia Gomes de Mello, Universidade Regional do Cariri (URCA) Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária (NETLLI-DGP/CNPq), Crato, Ceará, Brasil

Mestre em Linguística pelo PROLING (UFPB), desenvolve pesquisa embasada na filosofia da linguagem bakhtiniana. É graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Participa do Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária-NETLLI, na linha de pesquisa: Linguística e dialogismo e é pesquisadora-estudante do Grupo de Pesquisas em Linguagem Enunciativa e Interação- GPLEI, na linha: Discurso e Sociedade - a diversidade discursiva e enunciativa, sob orientação do prof. Dr. Pedro Farias Francelino. Atua na área de Letras com ênfase em Linguística.

Edson Soares Martins, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará, Brasil.

Possui graduação (1996), mestrado (2001) e doutorado (2010) em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (PPGL). Concluiu estágio pós-doutoral junto ao PROLING-UFPB. Atualmente é Professor Adjunto de Literatura Brasileira, na Universidade Regional do Cariri (URCA). Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, poesia, narrativa moderna e contemporânea, romances de Clarice Lispector e Osman Lins e psicanálise. Também manifesta crescente interesse pelas literaturas africanas. Editor-geral de Macabéa - Revista Eletrônica do Netlli.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

LEITE, F. de F.; MELLO, P. G. de; MARTINS, E. S. Pontos de diálogo entre os textos O Problema do Conteúdo, do Material e da Forma na Criação Literária e Os Gêneros do Discurso, de M. M. Bakhtin: algumas possibilidades de aplicação no ensino de línguas. Signótica, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 363–380, 2016. DOI: 10.5216/sig.v28i2.34913. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/34913. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo