Cenas da enunciação e ethos em narrativas sobre a expedição Roncador-Xingu: uma análise discursiva
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v27i2.30786Palavras-chave:
Expedição, Roncador-Xingu, Análise discursiva, Cenas da Enunciação, EthosResumo
Este trabalho, à luz da Análise do Discurso de orientação francesa, debruçou-se sobre sequências discursivas que constituem o livro A Marcha para o Oeste: a epopeia da Expedição Roncador-Xingu, que relata os principais acontecimentos da expedição que os Irmãos Villas-Bôas conduziram pelas entranhas do Brasil Central. Nessa perspectiva, nosso estudo objetivou investigar (por meio das categorias de análise: cena da enunciação e ethos) os recursos linguístico-discursivos mobilizados na narrativa. Este resumo de dissertação propõe-se a divulgar os resultados da pesquisa, acerca do processo de construção de imagens eufóricas sobre o papel dos irmãos Villas-Bôas à frente da referida expedição.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-12-22
Como Citar
SANCHO, K. A.; BARONAS, R. L. Cenas da enunciação e ethos em narrativas sobre a expedição Roncador-Xingu: uma análise discursiva. Signótica, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 413–436, 2015. DOI: 10.5216/sig.v27i2.30786. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/30786. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigo
Licença
Autoras(es) autorizam a Signótica a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Signótica possuem licença Creative Comons CC-BY.