Publicidade: a construção do éthos do enunciador
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v27i2.30094Palavras-chave:
Semiótica greimasiana, Publicidade, Comunicação, Enunciação.Resumo
Apresentamos algumas considerações acerca das marcas da enunciação deixadas no enunciado para a construção da imagem (o éthos) do enunciador do texto, o Banco do Brasil, a partir da construção que ele faz, também, da imagem (o páthos) do seu enunciatário, clientes e possíveis clientes dessa empresa. Para tanto, após breve discussão teórica, sobretudo ancorada na semiótica francesa, a análise de duas propagandas do Banco do Brasil mostrará que páthos e éthos estão diretamente relacionados, pois a mobilização de sensibilidades, emoções, no enunciatário, está ligada a modos de enunciar, do parecer do enunciador com vistas ao fazer-crer.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-12-22
Como Citar
SCOPARO, T. R. M. T.; MIQUELETTI, E. A.; LIMOLI, L. Publicidade: a construção do éthos do enunciador. Signótica, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 395–412, 2015. DOI: 10.5216/sig.v27i2.30094. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/30094. Acesso em: 13 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigo
Licença
Autoras(es) autorizam a Signótica a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Signótica possuem licença Creative Comons CC-BY.