Cenas de atenção conjunta na interação mãe-criança cega: contribuições à aquisição da linguagem

Autores

  • Renata Fonseca Lima da Fonte Universidade Católica de Pernambuco, Recife, PE

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v25i2.25195

Palavras-chave:

atenção conjunta, aquisição de linguagem, cegueira.

Resumo

Este artigo propõe investigar o funcionamento da atenção conjunta na interação mãe/criança cega. Com base na perspectiva sociocognitiva, proposta por Tomasello    (2003), realizamos uma investigação longitudinal, na qual filmamos  interações cotidianas ocorridas com essa díade no ambiente domiciliar no período de aproximadamente um ano. Nossos dados revelaram que cenas de atenção conjunta constituem momentos privilegiados para a aquisição da linguagem pela criança e que o funcionamento da atenção conjunta com a criança cega ocorre pela inclusão do toque e da voz, recursos primordiais para a inserção da criança na linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Fonseca Lima da Fonte, Universidade Católica de Pernambuco, Recife, PE

Professora e pesquisadora do Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade Católoca de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2014-01-22

Como Citar

FONSECA LIMA DA FONTE, R. Cenas de atenção conjunta na interação mãe-criança cega: contribuições à aquisição da linguagem. Signótica, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 393–412, 2014. DOI: 10.5216/sig.v25i2.25195. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/25195. Acesso em: 28 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigo