Cenas de atenção conjunta na interação mãe-criança cega: contribuições à aquisição da linguagem
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v25i2.25195Palavras-chave:
atenção conjunta, aquisição de linguagem, cegueira.Resumo
Este artigo propõe investigar o funcionamento da atenção conjunta na interação mãe/criança cega. Com base na perspectiva sociocognitiva, proposta por Tomasello (2003), realizamos uma investigação longitudinal, na qual filmamos interações cotidianas ocorridas com essa díade no ambiente domiciliar no período de aproximadamente um ano. Nossos dados revelaram que cenas de atenção conjunta constituem momentos privilegiados para a aquisição da linguagem pela criança e que o funcionamento da atenção conjunta com a criança cega ocorre pela inclusão do toque e da voz, recursos primordiais para a inserção da criança na linguagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras(es) autorizam a Signótica a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Signótica possuem licença Creative Comons CC-BY.