SAÚDE NA ESCOLA
Uma revisão integrativa sobre as ações relacionadas a atividade física em escolas pactuadas no PSE
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82392Palavras-chave:
Atividade física, escola, políticas públicas saudáveis, promoção da saúdeResumo
A Promoção da Saúde (PS) é definida como uma estratégia de capacitação da comunidade para agir em prol da saúde em consonância com uma articulação intersetorial. No contexto brasileiro existem ações e estratégias institucionalizadas que buscam promover saúde no ambiente escolar a partir da colaboração de trabalho intersetorial entre saúde e educação, como o Programa Saúde na Escola (PSE). A partir disso, a escola e a Educação Física Escolar tornam-se peça-chave nesse processo de implementação de uma visão integral do sujeito. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar a contribuição da Educação Física escolar no contexto da Promoção da Saúde na Escola a partir do Programa Saúde na Escola. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos bancos de Scielo. Google acadêmico e BNTD no mês de setembro. Foram encontrados 326 materiais, e após aplicar os critérios de inclusão foram considerados para análise 10 estudos. Os principais resultados encontrados foram: a baixa participação dos professores de Educação Física na execução do PSE, a falta de capacitação dos profissionais da saúde e da educação e a falta de infraestrutura adequada. Assim, conclui-se que embora o PSE seja uma política importante para a promoção da saúde na escola, ainda há desafios a serem superados para sua efetiva implementação.
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