SAÚDE NA ESCOLA

Uma revisão integrativa sobre as ações relacionadas a atividade física em escolas pactuadas no PSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82392

Palavras-chave:

Atividade física, escola, políticas públicas saudáveis, promoção da saúde

Resumo

A Promoção da Saúde (PS) é definida como uma estratégia de capacitação da comunidade para agir em prol da saúde em consonância com uma articulação intersetorial. No contexto brasileiro existem ações e estratégias institucionalizadas que buscam promover saúde no ambiente escolar a partir da colaboração de trabalho intersetorial entre saúde e educação, como o Programa Saúde na Escola (PSE). A partir disso, a escola e a Educação Física Escolar tornam-se peça-chave nesse processo de implementação de uma visão integral do sujeito. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar a contribuição da Educação Física escolar no contexto da Promoção da Saúde na Escola a partir do Programa Saúde na Escola. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos bancos de Scielo. Google acadêmico e BNTD no mês de setembro. Foram encontrados 326 materiais, e após aplicar os critérios de inclusão foram considerados para análise 10 estudos. Os principais resultados encontrados foram: a baixa participação dos professores de Educação Física na execução do PSE, a falta de capacitação dos profissionais da saúde e da educação e a falta de infraestrutura adequada. Assim, conclui-se que embora o PSE seja uma política importante para a promoção da saúde na escola, ainda há desafios a serem superados para sua efetiva implementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Carvalho dos Santos, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiânia, Goiás, Brasil, renata.carvalho@ueg.br

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás. Docente do Curso de Educação Física na Universidade Estadual de Goiás.

Stefanne Santos Sousa Nascimento, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiânia, Goiás, Brasil, stefanne.s.sousa@hotmail.com

Graduada em Educação Física – ESEFFEGO/UEG.

João Henrique Suanno, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiânia, Goiás, Brasil, suanno@uol.com.br

Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Barcelona - UB-ES. Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília - UCB-DF. Mestre Educação pela Universidad de La Habana-Cuba revalidado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO. Psicólogo - PUC/GO. Psicopedagogo PUC-GO. PROFESSOR TITULAR da Universidade Estadual de Goiás. Professor Titular do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - IELT-UEG.Editor Chefe da Revista Plurais - Anápolis-UEG. Revisor do Periódico RBEDU - Revista Brasileira de Educação - Rede Scielo. Membro do conselho editorial da Revista Plurais - Anápolis-UEG. Revisor da Revista de Administração da UEG. Membro do conselho editorial da Revista Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC Brasil. Membro do conselho editorial da Revista Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC UB-Espanha. Membro do conselho editorial da Revista Instituiciones Educativas Creativas - Barcelona-Espanha. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC/UB-ES e RIEC-Brasil. Em 2021, recebeu na Espanha o prêmio Docente Creativo pelo compromisso com uma educação transformadora. Líder do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional de Escolas Criativas - UFT-TO. Membro do Grupo de Pesquisa Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade - ECOTRANSD-CNPq, coordenado pela Profa. Dra. Maria Cândida Moraes. Membro e pesquisador colaborador no projeto Docência Transdisciplinar: a complexidade de uma prática a ser construída a partir de cenários e redes de aprendizagem integrada e ecoformadora - CNPq. Membro do Didaktiké - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas - FE-UFG-CNPq. Professor, Pesquisador, Palestrante e Conferencista. Investigador sobre Criatividade, Inovação, Escolas Criativas, Ecoformação, Transdisciplinaridade e outros. Autor e coautor de vários capítulos de livros e artigos publicados nacional e internacionalmente.

Downloads

Publicado

06-08-2025

Como Citar

SANTOS, Renata Carvalho dos; NASCIMENTO, Stefanne Santos Sousa; SUANNO, João Henrique. SAÚDE NA ESCOLA: Uma revisão integrativa sobre as ações relacionadas a atividade física em escolas pactuadas no PSE. Revista UFG, Goiânia, v. 25, n. 31, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v25.82392. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/82392. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Aprendizagem em Processos de Ensino com Pesquisa: Problematizar metatemas e pensar complexo