Edição Atual

v. 24 (2024): Revista UFG
					Visualizar v. 24 (2024):  Revista UFG

A Revista UFG é um periódico que adota o Sistema (fluxo) de Publicação Contínua (rolling pass) a partir de 2019, exclusivamente on-line (desde 2014), vinculado à Pró-Reitoria de  Extensão e Cultura (PROEC) - Universidade Federal de Goiás. O periódico é mantido, financiado e editado pela Universidade Federal de Goiás, de acesso aberto (open access). Atuante desde 1997, de circulação nacional e internacional,  a Revista tem como missão contribuir com reflexões que envolvam a extensão universitária como produtora de conhecimento científico e, articulada com os processos de ensino e pesquisa, proporciona a disseminação e promoção de novos conhecimentos produzidos a partir de projetos e programas de extensão.

Os trabalhos publicados são perpetrados de forma multidisciplinar nas áreas do conhecimento a saber: Educação, Ensino, Interdisciplinar, Comunicação, Direitos Humanos e Justiça, Cultura, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho, Letras, Linguística e Literatura. Aceita originais em português, espanhol, francês e inglês, na forma de artigos originais e do tipo revisão (review) que tratem da extensão universitária e cultura, artigos originais teóricos,  resenha, relato de experiência e ensaio visual,  que podem ser tanto específicos de uma determinada área do conhecimento, quanto interdisciplinares, no que se refere à metodologia, teorização e bibliografia. 

Publicado: 09-02-2024

Artigos

  • UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO PROJETO TIA EGLE

    Juliane da Silva de Jesus, Profª. Drª. Francisca Rodrigues de Oliveira Pini , Thais Santana de Araujo, Giulia Santos da Silva, Bruna Marques Santos
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.78942
  • ESTADO DA ARTE DAS PUBLICAÇÕES SOBRE AS OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS NO BRASIL

    Renato Cândido, Cícero Rodrigues Barbosa, Lorrana Nóbrega, Claudio Benite
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.78133
  • EDUCAÇÃO, SOCIEDADE-MUNDO E FORMAÇÃO DE CIDADÃOS PROTAGONISTAS, CONSCIENTES E CRITICAMENTE COMPROMETIDOS COM A CONSTRUÇÃO DE UMA CIVILIZAÇÃO PLANETÁRIA

    Juan Miguel Batalloso Navas, Marilza Vanessa Rosa Suanno; Fabiana Perpétua Ferreira Fernandes
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.76275
  • DIREITOS TRABALHISTAS DE AGRICULTORES FAMILIARES À LUZ DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)

    Francisco Dantas, Renato Fonseca de Almeida da Gama, Quézia Raquel Ribeiro da Silva, Jacqueline Pereira Gomes
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.79041
  • O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E EDUCACIONAIS

    Daiana Costa Azevedo, Maria Aldecy Rodrigues de Lima, Maria Irinilda da Silva Bezerra
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.81026
  • ANÁLISE SOCIOECONÔMICA DE TRABALHADORES EM UMA COOPERATIVA DE COLETA SELETIVA EM PETROLINA-PE

    Lavínia de Souza Duarte, Geysa Oliveira Lima Machado, Marcos Victor do Carmo Loiola, José Jorge Sousa Carvalho, Michely Correia Diniz
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.77705
  • O IMPACTO DA RELIGIÃO/ESPIRITUALIDADE NA SAÚDE DOS IDOSOS NA PANDEMIA DE COVID-19

    Gabriel Nunes Menezes Regis Serafim, Vicente Paulo Alves, Anna Luiza Brito Franceschini , Fausto Lustosa Fonseca
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.78373
  • AS RESOLUÇÕES N° 2/2015 E N° 2/2019 PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Luciane Sena da Cunha Souza , Maria José de Pinho
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.79615

Dossiê: Patrimônio Cultural Imaterial - Festividades da Cultura Popular

  • ACERVO RESGATE DO PROJETO ECIRS: FESTAS POPULARES NA DOCUMENTAÇÃO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL

    Roberto Radünz, Anthony Beux Tessari
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.77817
  • O CORTEJO CARNAVALESCO DO ZÉ PEREIRA, EM TEMPOS DE-COLONIAIS

    Marcelo Fecunde de Faria, Robson Corrêa de Camargo
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.77659
  • PATRIMÔNIO IMATERIAL NO ESTADO DE GOIÁS: UMA REFLEXÃO SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS FESTIVIDADES DA CULTURA POPULAR

    Luciana Coelho Barbosa, Solange Maria de Santana e Silva, Bruna Santana Arruda
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.77952
  • A CONGADA DE SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

    Wagner Magalhães, Elaine de Alencastro
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.77595
  • A FOLIA DE REIS DA REGIÃO DA FAZENDA CAMPO GRANDE DO MUNICÍPIO DE FIRMINÓPOLIS

    Pablo Fabião Lisboa, Eduarda Tavares Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.78099

Dossiê: Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola: caminhos de resistência e (des)encontros com novas e outras narrativas

  • REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO

    Gessica Macêdo da Silva, Erivanildo Lopes da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80343
  • HISTÓRIA EM QUADRINHOS NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIVERSIDADE E O HOMEM DO CAMPO EM CHICO BENTO

    Varlene Fernandes Bonfim Barros, George Leonardo Seabra Coelho, Peter Danilo de Castro Ferreira, Paulo Henrique Castanheira Vasconcelos, Rodrigo Gouvêa Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80841
  • DONA AUGUSTA E SUAS RELAÇÕES COM O CAMPO E A EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DE VIDA DE UMA MULHER CAMPONESA

    Maria Carolina Machado Magnus
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.79670
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR (NÃO) INDÍGENA: O SPI, OS TRABALHOS TÉCNICOS, A INTEGRAÇÃO E A AGRICULTURA DO POVO JAVAÉ (1930-1970)

    André Egidio Pin, Roberto Campos Portela, Sandro Dutra e Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80538
  • A FORMAÇÃO DOCENTE DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFT SOB PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MUSICAL ESPECIAL

    Ana Carolina dos Santos Martins, Ana Roseli Paes dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80360
  • PRÁXIS EDUCATIVA EM TERRITÓRIO QUILOMBOLA: ESTUDO DE CASO DA ESCOLA ARAÇATIBA, VIANA - ES

    Aldo Rezende, Maria José de Resende Ferreira, Sidney Rodrigues, Maicon Lemos Sathler
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80333
  • POR UMA PROPOSTA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA ESCOLAS DO CAMPO - DISTRITO FEDERAL

    Rodrigo Soares Guimarães Rodrigues, Marcelo Fabiano Rodrigues Pereira
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80560
  • DANDO VOZ À RESISTÊNCIA a importância da oralidade nos meios acadêmicos

    Ana Carolina da Silva, Poliene Soares dos Santos Bicalho, Wisley Micael Soares da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v24.80368
Ver Todas as Edições

A Revista UFG é um periódico que adota o Sistema (fluxo) de Publicação Contínua (rolling pass) exclusivamente on-line (a partir de 2019), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) - Universidade Federal de Goiás, de circulação nacional e internacional, que tem como missão contribuir com reflexões que envolvam a extensão universitária como produtora de conhecimento científico e, que, articulada com os processos de ensino e pesquisa, proporciona a disseminação e promoção de novos conhecimentos produzidos a partir de projetos e programas de extensão, com ênfase em publicações que sirvam como referência teórica, empírica ou de divulgação artística e cultural, perpetradas de forma multidisciplinar nas áreas do conhecimento a saber: Educação, Ensino, Interdisciplinar, Comunicação, Direitos Humanos e Justiça, Cultura, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho, Letras, Linguistica e Literatura.