SEGUINDO OS RASTROS DE YVONNE:

Educação e cultura em Brasília na época da fundação da UnB (1962–1965)

Auteurs-es

  • Benedetta Bisol Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Faculdade de Educação, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, bisol@unb.br https://orcid.org/0000-0001-9209-8209
  • Etienne Baldez Louzada Barbosa Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Faculdade de Educação, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, etienne.baldez@unb.br https://orcid.org/0000-0001-6780-3148
  • Paulo Roberto Queiroz Araujo Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, araujo.paulo@aluno.unb.br https://orcid.org/0009-0000-8365-4488

DOI :

https://doi.org/10.5216/revufg.v25.83793

Résumé

O projeto desenvolveu atividades de pesquisa, ensino e extensão sobre cultura e educação na fundação da UnB, a partir da trajetória de Yvonne Jean da Fonseca. Jornalista, tradutora, intérprete, escritora, professora e curadora de galerias e exposições, Yvonne mudou-se em 1962 para Brasília e, a convite de Darcy Ribeiro, passou a atuar na UnB, contribuindo para a organização da extensão cultural e acompanhando de perto a história da universidade e a criação do sistema educacional local. De outubro a dezembro de 2024, realizamos uma jornada de estudos e três oficinas para estudantes de graduação e pós-graduação. Os participantes acessaram fontes documentais da época, como materiais do Fundo Yvonne Jean, sob custódia do Arquivo Público do Distrito Federal, e produziram cartazes sobre cultura e educação no contexto da fundação de Brasília e da UnB. O projeto resultou no fortalecimento da colaboração com o Arquivo, na difusão do conhecimento sobre Yvonne Jean e a história da UnB e na socialização da pesquisa entre os envolvidos.

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Bibliographies de l'auteur-e

Benedetta Bisol, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Faculdade de Educação, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, bisol@unb.br

Professora adjunta do Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação da
Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Filosofia pela Università degli Studi di
Padova (Unipd, Pádua, Itália) e doutorado em Filosofia pela Universidade
Ludwig-Maximilian (LMU Munique, Alemanha). Integrante do grupo de pesquisa Grupo de
Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores (GEFFOP-UnB). Atua na
graduação e na pós-graduação, ministrando disciplinas de Filosofia da Educação, Filosofia
Moderna e Contemporânea, assim como Epistemologia e Pesquisa em Educação. Seus
interesses de pesquisa abrangem teorias e práticas pedagógicas analisadas sob uma perspectiva histórico-filosófica, considerando as implicações estéticas, éticas e políticas da
educação moderna e contemporânea. 

Etienne Baldez Louzada Barbosa, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Faculdade de Educação, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, etienne.baldez@unb.br

Possui graduação em Pedagogia (UFPR), mestrado e doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Paraná, na linha de História e Historiografia da Educação. Fez doutorado sanduíche na Universidade de Macerata, Itália, pela CAPES. É Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre os Estudos Sociais da Infância (GEPESI/UnB). Integrante do Grupo de Pesquisa em História e Historiografia da Educação da Universidade de Brasília (GRUPHE-UnB) e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE-UFPR). Atua como coordenadora do Centro de Educação e Memória da Faculdade de Educação (CEDUC/FE), na Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, História da Infância e História da Assistência à Infância. Seus estudos se voltam para os seguintes temas: criança, infância, cultura material escolar, educação infantil, formas de expressão da criança, estudos sociais da infância, estudos comparados, proteção integral e prioridade absoluta da criança nas políticas públicas, socioeducação e avaliação da educação infantil.

Paulo Roberto Queiroz Araujo, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, araujo.paulo@aluno.unb.br

Graduando do Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação, UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil

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Publié-e

2025-11-05

Comment citer

BISOL, Benedetta; BARBOSA, Etienne Baldez Louzada; ARAUJO, Paulo Roberto Queiroz. SEGUINDO OS RASTROS DE YVONNE:: Educação e cultura em Brasília na época da fundação da UnB (1962–1965). Revista UFG, Goiânia, v. 25, n. 31, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v25.83793. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/83793. Acesso em: 5 déc. 2025.

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