NOVAS TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO BILÍNGUE E LITERATURA SURDA:

Reflexões sobre a contação de histórias surdas online

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/revufg.v25.83545

Résumé

A Lei nº 14.191/2021 determinou a inclusão da modalidade de Educação Bilíngue aos estudantes surdos na LDB, indicando o ensino de Libras como a primeira e a língua portuguesa como a segunda língua da comunidade surda. Discutimos as políticas voltadas ao bilinguismo de surdos e a contação de histórias na Literatura Surda indagando: qual o lugar da literatura surda e seu compartilhamento em vídeos do YouTube? Quais as contribuições dos booktubers, a partir da literatura surda para a expansão da Libras enquanto língua minoritária? Realizamos uma pesquisa qualitativa, embasada na análise de dois canais que se debruçam no compartilhamento de vídeos representativos da literatura surda com as histórias: “Cinderela Surda” e “O Patinho Surdo”. Entendemos que a articulação das aprendizagens às práticas sociais dos estudantes e à visualidade contribuem para a formação de sujeitos autônomos, capazes de transformar suas realidades, colaborando com a construção de sentidos às estratégias pedagógicas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Paula Aparecida Diniz Gomides, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, paulagomides@ufmg.br

Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Mestra em Educação pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) e Doutora em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente realiza estágio pós-doutoral em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Erliandro Felix Silva, Universidade Federal do ABC (UFABC), Ilha Solteira, São Paulo, Brasil, leandro.felix1980@gmail.com

Licenciado em Letras-Libras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU) e em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e Doutorando em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Atua como servidor na função de assistente de aluno do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Eugênio Alves Pereira Macêdo, Escola Municipal Professora Maria Modesta Cravo, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, eugenioeoscomedia@gmail.com

Licenciado em História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), Especialista em Arte Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Atualmente leciona na Escola Municipal Professora Maria Modesta Cravo em Belo Horizonte (MG).

Bruna Tavares Leite Silva, Universidade Federal do ABC (UFABC), São Paulo, São Paulo, Brasil, bruna.l@ufabc.edu.br

Graduada em Engenharia Biomédica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), Especialista em Engenharia Clínica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestra em Engenharia e Gestão da Inovação pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e Doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC (UFABC).

Lucas Ferreira da Silva, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), São Paulo, São Paulo, Brasil, proflibraslucas@gmail.com

Licenciado em Letras-Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Téléchargements

Publié-e

2025-10-21

Comment citer

GOMIDES, Paula Aparecida Diniz; SILVA, Erliandro Felix; MACÊDO, Eugênio Alves Pereira; SILVA, Bruna Tavares Leite; SILVA, Lucas Ferreira da. NOVAS TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO BILÍNGUE E LITERATURA SURDA:: Reflexões sobre a contação de histórias surdas online . Revista UFG, Goiânia, v. 25, n. 31, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v25.83545. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/83545. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos