NOVAS TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO BILÍNGUE E LITERATURA SURDA:
Reflexões sobre a contação de histórias surdas online
DOI :
https://doi.org/10.5216/revufg.v25.83545Résumé
A Lei nº 14.191/2021 determinou a inclusão da modalidade de Educação Bilíngue aos estudantes surdos na LDB, indicando o ensino de Libras como a primeira e a língua portuguesa como a segunda língua da comunidade surda. Discutimos as políticas voltadas ao bilinguismo de surdos e a contação de histórias na Literatura Surda indagando: qual o lugar da literatura surda e seu compartilhamento em vídeos do YouTube? Quais as contribuições dos booktubers, a partir da literatura surda para a expansão da Libras enquanto língua minoritária? Realizamos uma pesquisa qualitativa, embasada na análise de dois canais que se debruçam no compartilhamento de vídeos representativos da literatura surda com as histórias: “Cinderela Surda” e “O Patinho Surdo”. Entendemos que a articulação das aprendizagens às práticas sociais dos estudantes e à visualidade contribuem para a formação de sujeitos autônomos, capazes de transformar suas realidades, colaborando com a construção de sentidos às estratégias pedagógicas.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista UFG 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.


