EFEITOS DO TRATAMENTO MANIPULATIVO OSTEOPÁTICO APÓS TORACOTOMIA:
Ensaio clínico randomizado
DOI :
https://doi.org/10.5216/revufg.v25.81677Mots-clés :
Cicatriz, Dor, Osteopatia, Reabilitação, ToracotomiaRésumé
Após uma lesão tecidual, o organismo se encarrega de iniciar um rápido e complexo processo de reparo, restaurando a arquitetura e a função dos tecidos. A proliferação tecidual torna-se intensa e maciça na medida em que as células do colágeno se depositam desordenadamente no local. Pode haver a incidência da dor crônica pós-operatória (DCPO), aferição da fisiologia respiratória, repercussão emocional no paciente, expansibilidade torácica na inspiração e expiração. O objetivo deste trabalho é avaliar o efeito das técnicas osteopáticas (funcional e estrutural) no trato de dores crônicas pós-operatórias decorrentes da toracotomia, os parâmetros ventilatórios, o efeito do tratamento manual osteopático e a mobilidade das cicatrizes decorrentes. Este é um ensaio clínico, randomizado, controlado, simples e duplo cego. Foram avaliado 21 indivíduos, sendo 10 placebo e 11 experimentais. Para análise das variáveis demográficas e antropométricas, realizou-se o teste ANOVA de uma via com pós-teste de Tukey. Para variável EVA, foi utilizado o teste de Kruskal-Wallis com pós-teste de Dunn. Para análise da ventilometria, foi utilizado o teste de ANOVA de uma via com pós-teste de Tukey. Os resultados identificaram que técnicas osteopáticas promoveram melhora da cicatriz cirúrgica e podem diminuir ou até extinguir a dor pós-operatória de toracotomia.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista UFG 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.


