DECIFRA-ME OU TE DEVORO

Uma proposta de ensino-aprendizagem da história do Egito por meio do jogo Discovery Tour e do aplicativo Daybook

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/revufg.v25.80307

Mots-clés :

Aprendizagem baseada em jogos, Daybook, Discovery Tour

Résumé

Esta pesquisa tem como finalidade apresentar duas proposições de trabalho escolar para o jogo eletrônico “Discovery Tour: Egito”. Elas são pertinentes tanto para alunos do Fundamental II quanto para alunos do Ensino Médio do componente curricular “História”, disciplina das Ciências Humanas. Para chegar às propostas, lançou-se mão daquilo que Aarseth chama de a melhor forma de adquirir conhecimento sobre um jogo: jogá-lo. Os resultados destacam que há chances de êxito em tornar significativas as aprendizagens advindas da interação com o game quando o estudante/jogador faz registros em um diário de bordo eletrônico do conhecimento obtido e o compartilha com seus pares, desencadeando discussões que poderão enriquecer seus conhecimentos e experiências com os conteúdos em questão.

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Bibliographies de l'auteur-e

Luiz Adolfo Andrade, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Bahia, Brasil, laandrade@uneb.br

Professor Titular na Universidade do Estado da Bahia,  atuando no Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais e no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade. Coordena o Laboratório de Estudos de Mídia e Espaço (LEME). Realizou estágio de pós- doutorado no Center For Computer Games Research. na IT - Universidade de Copenhagen. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (2012).

Deivison Conceição dos Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Bahia, Brasil, deivisonconceicaosantos@hotmail.com

Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos de Mídias e Espaço (LEME) do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é professor de Língua Portuguesa do Colégio Estadual do Campo João Marques da Silva, Ribeira do Pombal, Bahia.

Publié-e

2025-05-12 — Mis(e) à jour 2025-06-06

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Comment citer

ANDRADE, Luiz Adolfo; SANTOS, Deivison Conceição dos. DECIFRA-ME OU TE DEVORO: Uma proposta de ensino-aprendizagem da história do Egito por meio do jogo Discovery Tour e do aplicativo Daybook. Revista UFG, Goiânia, v. 25, n. 31, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v25.80307. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/80307. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos