Esta é uma versão desatualizada publicada em 27-08-2025. Leia a versão mais recente.

A (TRANS)FORM(AÇÃO) LITERÁRIA DE PROFESSORAS E OS (DES)ENCONTROS DA PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v25.79250

Palavras-chave:

Educação infantil, Extensão, Formação literária de professoras, processo colaborativo

Resumo

Este artigo traz um recorte de uma pesquisa maior de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, com Doutorado Sanduíche na Universidade de Évora, Portugal, com bolsa de financiamento pela CAPES/ PDSE (2024–2025). O texto apresenta discussões sobre a (trans)form(ação) artístico-literária de professoras atuantes na pré-escola da rede pública municipal de uma cidade no interior de Mato Grosso, após formação com a arte literária promovida pela pesquisa, por meio de um curso de extensão. As reflexões enveredam pelos caminhos dos processos relacionais entre pesquisadora, professoras colaboradoras da pesquisa, e a arte literária e os encontros que se estabelecem no processo de uma pesquisa-formação em caráter colaborativo. Apresenta resultados da revisão sistemática da literatura, trazendo como foco principal as lacunas ainda existentes na formação de professoras para ações literárias e anuncia uma proposta formativa por meio de Ateliês (Trans)formativos Artístico-Literários. A partir de questionários, inicial e final, o texto reflete as diferentes alteridades que compõem o processo de produção de saberes e os resultados potencializados pelo curso de extensão ofertado. Os apontamentos são sustentados pela perspectiva bakhtiniana de pesquisa em ciências humanas, linguagem e compreendem a literatura infantil, enquanto processo humanizador.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone de Cassia Soares Silva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, simonedecassia78@gmail.com

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT) na Linha de Pesquisa Culturas Escolares e Linguagens. Professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Primavera do Leste - MT na Educação Básica. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Linguagem Oral, Leitura e Pesquisa na Infância (GEPLOLEI).

Bárbara Cortella, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, barbaracortella@gmail.com

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Marília/SP. É Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT-Cuiabá) na linha de pesquisa "Culturas Escolares e linguagens", Professora Adjunta AII do Departamento de Ensino e Organização Escolar do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (DEOE/IE/UFMT- Cuiabá). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa "Linguagem Oral, Leitura e escrita na Infância" (GEPLOLEI). Atualmente é coordenadora estadual do Projeto "Leitura e Escrita na Educação Infantil" (LEEI-MT).

Downloads

Publicado

27-08-2025

Versões

Como Citar

SILVA, Simone de Cassia Soares; CORTELLA PEREIRA, Bárbara. A (TRANS)FORM(AÇÃO) LITERÁRIA DE PROFESSORAS E OS (DES)ENCONTROS DA PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS. Revista UFG, Goiânia, v. 25, n. 31, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v25.79250. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/79250. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos