Anúncios

Dossiê Temático “O Programa de Educação Tutorial e suas Ações de Extensão”

24-11-2025

Estão abertas as submissões para o Dossiê Temático “O Programa de Educação Tutorial e suas Ações de Extensão”. 

Submissões de 24 de novembro de 2025 a 20 de março de 2026

Organização: Profa. Dra. Adriana Régia Marques de Souza (EA/UFG) e Profa. Dra. Sheila Santos de Oliveira (FE/UFG).

Saiba mais sobre Dossiê Temático “O Programa de Educação Tutorial e suas Ações de Extensão”

Edição Atual

v. 25 (2025): Revista UFG
					Visualizar v. 25 (2025): Revista UFG

A Revista UFG é um periódico vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal de Goiás. Desde 2019, adota o Sistema de Publicação Contínua (rolling pass), sendo publicada exclusivamente em formato on-line desde 2014. O periódico é mantido, financiado e editado pela universidade em regime de acesso aberto. Criada em 1997, a revista possui circulação nacional e internacional, e tem como missão contribuir com reflexões acerca do universo cultural e da extensão universitária enquanto produtores de conhecimento científico. Articulada aos processos de ensino e pesquisa, busca promover a disseminação de novos saberes, inclusive aqueles a partir de eventos artísticos e culturais, bem como de projetos e programas de extensão.

Os trabalhos publicados são apresentados de forma inter e multidisciplinar em diversas áreas do conhecimento, tais como: Educação; Ensino; Comunicação; Direitos Humanos e Justiça; Cultura; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho; Letras; Linguística e Literatura. A revista aceita originais em português, espanhol, francês e inglês, nas modalidades: artigos originais; artigos de revisão (review); resenhas; relatos de experiência e ensaios visuais. Os textos podem tratar de aspectos específicos de uma determinada área do conhecimento ou assumir caráter inter e multidisciplinar, considerando a metodologia, a fundamentação teórica e a bibliografia.

Publicado: 20-03-2025

Artigos

  • “LUTA E RESISTÊNCIA NO CAMPO”: reabertura da escola municipal “Rosalvo Silva dos Santos”, no povoado Salgado Grande, Rio Real/BA

    Rony Silva, Adeyde dos Santos Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.79949
  • SEGUINDO OS RASTROS DE YVONNE: Educação e cultura em Brasília na época da fundação da UnB (1962–1965)

    Benedetta Bisol, Etienne Baldez Louzada Barbosa, Paulo Roberto Queiroz Araujo
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.83793
  • A (TRANS)FORM(AÇÃO) LITERÁRIA DE PROFESSORAS E OS (DES)ENCONTROS DA PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS

    Simone de Cassia Soares Silva, Bárbara Cortella
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.79250
  • EDUCAÇÃO NO CAMPO Experiência em Residência em Saúde Coletiva e Agroecologia

    Lorena Rocha, Régia Maria Batista Leite, Wanessa da Silva Gomes, Andresa Lira Silva, Thalita Milena Araújo
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.80362
  • NOVAS TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO BILÍNGUE E LITERATURA SURDA: Reflexões sobre a contação de histórias surdas online

    Paula Aparecida Diniz Gomides, Erliandro Felix Silva, Eugênio Alves Pereira Macêdo, Bruna Tavares Leite Silva, Lucas Ferreira da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.83545
  • O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A CURADORIA DA INFORMAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PIRES DO RIO–GO

    Renata Passos Teixeira, Cleber Cezar da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.77869
  • I DE "ÍNDIO" Representação dos povos indígenas nos livros didáticos de alfabetização

    Clara Balladares Machado, Tânia Mara de Bastiani
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.80295
  • EFEITOS DO TRATAMENTO MANIPULATIVO OSTEOPÁTICO APÓS TORACOTOMIA: Ensaio clínico randomizado

    Anny Karla Martins Sousa Garcia, Patrícia Daniele Tsukada, Sibele Camargo Bête, Andréia Maria Silva Vilela Terra
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.81677
  • NARRATIVAS DISTÓPICAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NUM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO

    Fabio Oscar Lima, Gisele Bernardes
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.80965
  • EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Seminário de Interação entre as Licenciaturas em Educação do Campo de Mato Grosso do Sul

    Jorge Luis D'Ávila
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82242
  • MÚSICA E CIÊNCIAS EM UMA ABORDAGEM STEAM: Uma proposta integradora a partir de uma revisão sistemática

    Ana Gabriela Rodrigues Ledoux, Juliana Rocha de Faria Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.83747
  • ANÁLISE E MELHORIA DO PROCESSO DE LIMPEZA EM UM CENTRO ESPORTIVO

    Gabriela Ishikawa Boniholi, Igor Douglas Rocha Niemeyer, Karina Garcia Padilha, Ana Rita Tiradentes Terra Argoud
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.79003
  • DECIFRA-ME OU TE DEVORO Uma proposta de ensino-aprendizagem da história do Egito por meio do jogo Discovery Tour e do aplicativo Daybook

    Luiz Adolfo Andrade, Deivison Conceição dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.80307
  • ESPAÇOS QUE NEGAM, VOZES QUE REINVINDICAM Escuta, consumo e pertencimento na prática extensionista

    Elisa Pimentel Barbosa, Doutor Giovani Comerlatto
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82570

Resenha

Relato

Dossiê Aprendizagem em Processos de Ensino com Pesquisa: Problematizar metatemas e pensar complexo

  • DIMENSÕES DA MOTIVAÇÃO ACADÊMICA PROMOVIDA POR PROFESSORES DO PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO SUPERIOR, MODALIDADE VIRTUAL, DO CEPIES-UMSA

    Daphne Fabiola Barrera Gómez, Ramiro Ronald Salazar Antequera
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82812
  • SAÚDE NA ESCOLA Uma revisão integrativa sobre as ações relacionadas a atividade física em escolas pactuadas no PSE

    Renata Carvalho dos Santos, Stefanne Santos Sousa Nascimento, João Henrique Suanno
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82392
  • AVANÇOS EM INOVAÇÃO DA UMSA ATÉ 2025 Uma análise abrangente do progresso, estratégias e desafios futuros

    José Javier Chuquimia Moruchi
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82805
  • A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TIMOR-LESTE Caminhos possíveis em um contexto sociocultural diverso sob a ótica da complexidade

    Lucimar França dos Santos Souza, Ruy Martins dos Santos Batista, Raimundo Gomes Luz
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82019
  • A TRANSDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DAS OPERAÇÕES UNITÁRIAS Dez experiências integradoras

    Hugo Alberto Mobarec Clavijo
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82722
  • ENERGIAS RENOVÁVEIS?

    Sonia Patricia Brieger Rocabado
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82810
  • DESENVOLVIMENTO DE SOFT SKILLS COMO UMA COMPETÊNCIA LABORAL NO MEIO EDUCATIVO

    Eliana Susseth Exalto Ruiz
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82804
  • SENSIBILIDADE, PESQUISA E CONSCIÊNCIA NA DOCÊNCIA DO PROFESSOR FORMADOR DO PEDAGOGO

    Ettiène Cordeiro Guérios, Ricardo Antunes de Sá, Karine Ferreira Monteiro
    DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v25.81984
Ver Todas as Edições

A Revista UFG é um periódico que adota o Sistema de Publicação Contínua (rolling pass), publicado exclusivamente on-line desde 2019. Vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal de Goiás, possui circulação nacional e internacional. Sua missão é promover reflexões que envolvam o universo artístico e cultural e a extensão universitária como produtores de conhecimento científico, articulados aos processos de ensino e pesquisa, favorecendo a disseminação de novos saberes, inclusive aqueles gerados a partir de produtos e ações artísticos e culturais, bem como de projetos e programas de extensão. A revista enfatiza publicações que se constituam em referências teóricas, empíricas ou de divulgação artística e cultural, desenvolvidas de forma inter e multidisciplinar nas seguintes áreas do conhecimento: Educação, Ensino, Comunicação, Direitos Humanos e Justiça, Cultura, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho, Letras, Linguística e Literatura.