Soumissions
Liste de vérification de la soumission
Les auteurs-es doivent s'assurer de la conformité de leur soumission avec l'ensemble des éléments suivants. Les soumissions non conformes pourraient être retournées aux auteurs-es.Dossiê: Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola: caminhos de resistência e (des)encontros com novas e outras narrativas
Este Dossiê se constitui como um espaço de reflexões e debates decoloniais como caminhos possíveis para problematizações históricas, antropológicas, sociológicas e das mais diversas áreas educacionais, ancorados nas especificidades dos povos do campo, das águas e das florestas, das comunidades indígenas e quilombolas. A intenção é criar um espaço de estudo e reflexão para propostas de ensino problematizadoras, críticas e potencializadoras para a formação da consciência crítica e emancipatória. A partir dessas questões, pretendemos reunir professoras, professores, estudantes, pesquisadoras e pesquisadores para partilharem e refletirem coletivamente sobre experiências docentes, pesquisas, práticas de ensino e ações extensionistas. Nosso intuito é ampliar as discussões teóricas, práticas e metodológicas que reflitam sobre o Ensino das mais variadas áreas do conhecimento e suas interfaces com a Educação do Campo, a Educação Indígena e a Educação Quilombola, assim como as que envolvam a interculturalidade, os passados sensíveis, as práticas de ensino, a formação docente e vivências educacionais. Por fim, o presente Dossiê almeja se configurar como um espaço de problematização de estudos que fomentem o debate sobre perspectivas conceituais, metodológicas e dialógicas que colaborem com a compreensão do lugar e dos protagonismos dessas comunidades na constituição histórica e social da formação brasileira.
Período para recebimento de submissões: De 20 de maio de 2024 até 31 de agosto de 2024.
Dossiê Aprendizagem em Processos de Ensino com Pesquisa: Problematizar metatemas e pensar complexo
O presente Dossiê visa publicar artigos do campo didático que tem por objeto de estudo o ensino contextualizado e sua relação com a ensinagem, ou seja, um ensino que gere aprendizagem. Adota-se o desafio de um ensino problematizador, participativo e dialógico, no qual estudantes problematizem a realidade, selecionem metatemas e busquem pensar complexo, religando conhecimento a fim de aprofundar compreensão, sensibilidade e consciência sobre o tema em estudo por meio de uma razão sensível.
Mention de droit d'auteur
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative — OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que deem à UFG os devidos créditos pela criação original; Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer momento, antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja, o endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são integralmente responsáveis pelo conteúdo de seus textos.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que contenham imagens, fotografias ou figuras em seu corpo devem ser acompanhados do Termo de Cessão de Direitos Autorais assinado pelo autor, pelo participante da imagem e, no caso de menores de idade, pelos responsáveis legais, devidamente identificados.
Acesse o documento Termo de Autorização de Uso de Imagem através deste link.
Déclaration de confidentialité
Les noms et courriels saisis dans le site de cette revue seront utilisés exclusivement aux fins indiquées par cette revue et ne serviront à aucune autre fin, ni à toute autre partie.


