FEIÇÕES MNÊMICAS DO PROCESSO IDENTITÁRIO
Resumo
Esta resenha sobre Memória e identidade (2023), de Joël Candau, põe em cena a conexão memória-identidade. Situa-se o problema na complexa transição do individual ao coletivo, em que Candau critica as "retóricas holistas" (simplificações da memória e da identidade coletiva). O objetivo central da obra é investigar como o passado é mobilizado e disputado por grupos sociais. Candau analisa a mnemogênese, o papel crucial da classificação na memória e os mecanismos de transmissão (incluindo o protomemorial) e de esquecimento, além de propor uma taxonomia-chave (protomemória, memória de alto nível, metamemória). Aborda-se o declínio das "grandes memórias organizadoras", resultando em fragmentação mnêmica. A resenha considera a obra contribuição fundamental à antropologia cognitiva, elogia a crítica às visões holistas, mas aponta a necessidade de validação empírica da taxonomia e possíveis lacunas na análise prática do patrimônio como suporte mnêmico.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista UFG

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.


