O DESTINO DO JORNAL
Resumen
No início da década de 2000, os três principais jornais brasileiros – O Globo, O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo – sofreram expressivas quedas na circulação. Em meados da mesma década, a circulação voltou a crescer. Oscilações conjunturais à parte, parece improvável que os grandes jornais voltem a alcançar, algum dia, os recordes registrados em meados dos anos 1990 (quando as edições dominicais da Folha ultrapassavam o milhão de exemplares), impulsionados, é verdade, por agressivas políticas de concessão de brindes, que ficaram conhecidos como ?anabolizantes?. A situação dos três grandes jornais brasileiros espelha uma tendência tanto no âmbito nacional quanto no internacional. A circulação total dos jornais brasileiros também caiu entre 2000 e 2004, recuperando-se a partir de 2005. O aumento de meados da década, no entanto, não acompanhou o crescimento da população, e o número de exemplares por mil adultos continuou em queda. Esse índice também está caindo na maioria dos países em que a informação está disponível para a Associação Mundial de Jornais. Os dados indicam que não só menos pessoas estão lendo jornais, como também que o fazem por menos tempo – tanto no Brasil quanto em muitos países desenvolvidos. A queda da circulação, do número de leitores e do tempo de leitura dos jornais coincide com o período de acirramento da concorrência de outros meios de informação, como a Internet, as TVs por assinatura, as emissoras de rádio noticiosas e até mesmo as revistas semanais informativas. Todos esses meios disputam com os jornais não só a atenção da audiência, mas também as verbas publicitárias — ambos, recursos finitos. (Continua...)Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista UFG utiliza la licencia Creative Commons CC-BY (4.0) - Attribution 4.0 International para revistas de acceso abierto (Open Archives Initiative - OAI) como base para la transferencia de derechos.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
1) Los autores pueden distribuir, remezclar, adaptar y construir a partir de su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre y cuando le den a la UFG el debido crédito por la creación original. Los autores pueden copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
2) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, siempre que se haga referencia al lugar de origen de la publicación, es decir , la dirección electrónica/referencia de la Revista UFG.
3) Los autores de los trabajos publicados en la Revista UFG son expresamente responsables de su contenido.
4) Todos los trabajos enviados a la Revista UFG que tengan en su cuerpo imágenes, fotografías, figuras, deberán estar acompañados de un término de cesión de derechos de autor del autor, del miembro participante de la imagen y, en el caso de los hijos, de los familiares. de los niños expuestos, con sus datos y firma.
Acceda al documento TÉRMINO DE AUTORIZACIÓN DE USO DE IMAGEN aquí.