Tecnologias digitais e usabilidades no ensino a distância
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v19.61452Abstract
Na contemporaneidade, as pessoas têm cada vez mais utilizado as tecnologias em suas atividades diárias, ocorrendo a inserção das diversas tecnologias digitais em vários setores da sociedade. Assim, por serem cada vez mais acessíveis, instantâneas e por poderem ser utilizadas em qualquer lugar, tempo e de múltiplas formas, as tecnologias digitais adentraram também o setor educacional. Em função de mudanças e necessidades da sociedade em resposta aos desafios enfrentados pela educação, a modalidade de educação a distância - EaD, surge como uma possibilidade de estabelecer elo entre inovação, tecnologia e promover estratégias que contribuam na formação profissional e humana. Nessa perspectiva, esse artigo teve como objetivo expor algumas tecnologias digitais, utilizadas como recursos educacionais, no processo de ensino e aprendizagem, observando, em específico, suas usabilidades na Educação a Distância. Assim, esse estudo analisou recursos de interação virtual, realidade aumentada e virtual, gamificação e aprendizagem móvel. Percebe-se, como fator primordial, a análise individual de cada situação para integração de determinada tecnologia, Dessa forma, a usabilidade de um recurso deve levar em consideração características específicas de cada contexto, como objetivo da aula e perfil dos alunos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista UFG uses the Creative Commons CC-BY (4.0) - Attribution 4.0 International license for open access journals (Open Archives Initiative - OAI) as a basis for transferring rights.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1) Authors may distribute, remix, adapt and build upon their work, even for commercial purposes, as long as they give UFG proper credit for the original creation. Authors may copy and redistribute the material in any medium or format.
2) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, provided that reference is made to the place of publication origin, that is, the electronic address/reference of Revista UFG.
3) The authors of works published in Revista UFG are expressly responsible for their content.
4) All works submitted to Revista UFG that have images, photographs, figures in their body must be accompanied by a term of assignment of copyright of the author, of the participating member of the image and, in the case of children, of the relatives of the exposed children , with their data and signature.
Access the IMAGE USE AUTHORIZATION TERM document here.