Direito intergeracional e transversalidade: o caderno de cidadania e vozes infantis
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v19.60615Abstract
O projeto de extensão “Direito Intergeracional e Transversalidade”, da Univali atua nas comunidades escolares com crianças em risco social em Itajaí. O objetivo do projeto é dar visibilidade às vozes infantis sobre questões sociais a partir de ações educativas. Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa desenvolvida sobre participação, família e gênero nas oficinas realizadas em 2017. O referencial teórico apoia-se na Sociologia da Infância. A metodologia consistiu na aplicação de um questionário individual com os alunos/as de diferentes faixas etárias durante as oficinas com o livro Caderno de Cidadania. Constatamos visões bem diferentes entre os meninos e as meninas, principalmente a respeito dos papéis familiares, entendidos de maneira diversa quando da análise sobre as relações de gênero, sendo necessário fomentar novos espaços de fala e protagonismo infantil nas escolas que acentuem reflexões intergeracionais e transversais.
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