Reforço de Matemática por meio de Oficinas

Uma experiência com a comunidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v19i0.57010

Resumo

O relato de experiência aqui apresentado foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, no ano de 2017. O projeto desenvolvido teve por objetivo oportunizar aos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática momentos de reflexão sobre a prática docente na área de Matemática. Para tanto, foram desenvolvidas oficinas de Matemática, as quais foram aplicadas com turmas de Ensino Fundamental de duas escolas municipais da comunidade local do Campus. Com este trabalho, os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática vivenciaram práticas de ensino de Matemática, contribuindo para a construção de seu itinerário formativo. Além disso, os alunos das escolas que participaram das oficinas tiveram um rendimento escolar melhor, bem como foram incluídos em um ambiente diferenciado do vivido regularmente por eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Pelissari, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul

Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul.

Greice da Silva Lorenzzetti Andreis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2005), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Realizou pós-doutorado junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) na área de Combustão, atuando principalmente no desenvolvimento de mecanismos cinéticos reduzidos para biocombustíveis. Atualmente é professora e pesquisadora com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul, integrante do grupo de pesquisa GPMETA - Grupo de Pesquisa em Matemática, Ensino, Tecnologias e Aplicações, e editora-chefe da REMAT: Revista Eletrônica da Matemática.

Downloads

Publicado

01-04-2019

Como Citar

PELISSARI, D.; ANDREIS, G. da S. L. Reforço de Matemática por meio de Oficinas: Uma experiência com a comunidade. Revista UFG, Goiânia, v. 19, 2019. DOI: 10.5216/revufg.v19i0.57010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/57010. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos