Investigação da HFC no ensino de ciências do IFRN - Campus Caicó.
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v19i0.56599Abstract
A História e Filosofia da Ciência (HFC) exercem papel fundamental na aprendizagem das teorias científicas e nos debates de cunho científico no ambiente escolar, no que diz respeito às raízes do conhecimento. Nesse sentido, o Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Física (GEPEF) do IFRN Campus Caicó, através de pesquisa aplicada por alguns de seus membros, realizou o presente estudo, objetivando investigar a inserção de tópicos de HFC nas aulas dos docentes de ciências (Física, Química e Biologia) do ensino médio e integrado ao técnico do IFRN – Campus Caicó. A pesquisa propôs a fazer um estudo por meio da aplicação de um questionário adaptado de Martins (2006) pelo GEPEF do IFRN - Campus Caicó, procurando destacar e diagnosticar se estes professores fazem a utilização da HFC em suas aulas, priorizando proporcionar aos alunos o conhecimento de como se chegou e de onde partiram tais conteúdos ensinados em sala de aula, além do papel do docente e suas perspectivas diante deste processo de ensino-aprendizagem. A maioria dos docentes relatou que já utilizou em suas aulas a inserção de tópicos de HFC, mesmo que em muito dos casos de maneira introdutória aos conteúdos expostos, demonstrando um significativo interesse em estudar e trabalhar HFC com o alunado. Por fim, observou-se que as escolas hoje no Brasil preocupam-se mais com exames de seleção para o ingresso ao ensino superior, como por exemplo, o Enem, tornando a carga horária dessas disciplinas pequena, dificultando de uma forma geral a introdução da HFC nas aulas de Ciências.
Downloads
References
FELTRE, R.. Fundamentos de Química: vol. único. 4.ed. São Paulo: Moderna, 2005. 700 p.
GIL-PÉREZ, D. Contribuición de la Historia y de la Filosofía de las Ciencias al desarrollo de un modelo de enseñanza/aprendizaje como investigación. Enseñanza de las Ciencias, v. 11, n. 2, p. 197-212, 1993.
LOPES, S.; ROSSO, S. BIO. São Paulo: 3. edição. Saraiva, Vol. 1, 2016. 384 p.
LONDERO, L. A história e filosofia da ciência na formação de professores de física: controvérsias curriculares. Volume 11, 2015 – pp. 18-32.
MARTINS, A. F. P. História e Filosofia da Ciência no ensino: há muitas pedras nesse caminho.... Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 1: p. 112-131, abr. 2007.
MARTINS, R. de A. Introdução: a história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, C.C. (Org.) Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006, p. xviixxx
MATTHEWS, M. R. História, Filosofia e Ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Cad. Cat. Ens. Fís., v. 12, n. 3: p. 164-214, dez. 1995.
MÁXIMO, A. R. da Luz. ALVARENGA, B. Álvares. In: Física – Coleção de olho no mundo do trabalho. A Física no campo da ciência. São Paulo: Scipione. 2003. p. 7-18.
PEDUZZI, L. O. Q.; Martins, P. A. F.; Ferreira, J. M. H. Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: EDUFRN, 2012.
PEDDUZZI, L. O. Q. Sobre a utilização didática da História da Ciência. In: PIETROCOLA, M. Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001. cap. 7, p. 151-170.
ROSA, C. A. P.. História da Ciência: da antiguidade ao renascimento científico. 2.ed. – Brasília: FUNAG, 2012.
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz. História e Filosofia da Ciência como subsídio para elaborar estratégias didáticas em sala de aula: um relato de experiência em sala de aula. Revista Ciências & Ideias, ISSN: 2176-1477. Volume 3, n.2 - outubro/2011-março/2012.
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz. A História e Filosofia da Ciência na formação dos professores: um estudo no curso de física da UFPI. Revista Ciências & Ideias, Vol. 5, n.1. jan/abr -2014.
SILVA, Í. B.; TAVARES, O. A. O. Uma Pedagogia Multidisciplinar, Interdisciplinar ou Transdisciplinar para o Ensino/Aprendizagem da Física. Revista Holos - IFRN, v 21 (2005), p. 4-12.
VANNUCCHI, A. I. História e Filosofia da Ciência: da teoria para a sala de aula. 1996. 131f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências – modalidade Física) – Instituto de Física e Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista UFG uses the Creative Commons CC-BY (4.0) - Attribution 4.0 International license for open access journals (Open Archives Initiative - OAI) as a basis for transferring rights.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1) Authors may distribute, remix, adapt and build upon their work, even for commercial purposes, as long as they give UFG proper credit for the original creation. Authors may copy and redistribute the material in any medium or format.
2) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, provided that reference is made to the place of publication origin, that is, the electronic address/reference of Revista UFG.
3) The authors of works published in Revista UFG are expressly responsible for their content.
4) All works submitted to Revista UFG that have images, photographs, figures in their body must be accompanied by a term of assignment of copyright of the author, of the participating member of the image and, in the case of children, of the relatives of the exposed children , with their data and signature.
Access the IMAGE USE AUTHORIZATION TERM document here.