EDUCAÇÃO EM DIABETES: DO ACOLHIMENTO AO AUTOCUIDADO
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v17i20.51746Abstract
Resumo: A educação em diabetes é um processo contínuo de acesso ao conhecimento para que pacientes desenvolvam habilidades para o gerenciamento da doença. Pensando assim, o presente projeto ocupa o tempo de espera por consultas hospitalares para desenvolver ações educativas. Os temas abordados são apresentados por graduandos, de forma lúdica, simples, com figuras ilustrativas ou jogos motivadores de discussão, estimulando a troca de experiências entre pacientes, acadêmicos e profissionais de saúde. Também foram realizadas três oficinas culinárias e envio de 37 mensagens, por aplicativo, relembrando o conteúdo discutido presencialmente e mantendo vínculo entre paciente e equipe de saúde. Os resultados das ações educativas são avaliados por testes e demonstram que, em 14 ações, os acertos no pós-teste superaram os do pré-teste. Concluiu-se que o projeto contribui para a promoção da saúde dos pacientes e para a formação profissional dos discentes.
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