A CONTRIBUIÇÃO DO REPERTÓRIO DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA E DAS MÚSICAS REGIONAIS COMO UMA METODOLOGIA SIGNIFICATIVA E EMANCIPATÓRIA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS
Abstract
Este trabalho tem como objetivo socializar as concepções do ensino de música na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, a partir de atividades desenvolvidas na extensão e no ensino com acadêmicos do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás – UEG. Numa perspectiva dialógica, contempla a promulgação da Lei 11.796, que incluiu um parágrafo no artigo 26 da LDBEN, tornando obrigatória a linguagem musical como componente curricular de Arte. Esse fato pressupõe alterações na produção e circulação de conhecimentos acerca dessa temática, no que tange à apreensão da música como linguagem expressiva e significativa na formação dos futuros professores. A apropriação dessa linguagem privilegiada de veiculação de saberes de natureza multidisciplinar por meio de atividades interdisciplinares e repertórios diversificados, com Música Popular Brasileira (MPB) e de músicas regionais no âmbito escolar. Nesse sentido, ações extensionistas foram realizadas com a finalidade de estreitar laços com a comunidade fora do âmbito da academia. Foram significativas as manifestações do folclore goiano durante o desenvolvimento do projeto, como: grupos de catira, congada e duplas do denominado sertanejo de raiz (modas de viola).Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista UFG uses the Creative Commons CC-BY (4.0) - Attribution 4.0 International license for open access journals (Open Archives Initiative - OAI) as a basis for transferring rights.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1) Authors may distribute, remix, adapt and build upon their work, even for commercial purposes, as long as they give UFG proper credit for the original creation. Authors may copy and redistribute the material in any medium or format.
2) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, provided that reference is made to the place of publication origin, that is, the electronic address/reference of Revista UFG.
3) The authors of works published in Revista UFG are expressly responsible for their content.
4) All works submitted to Revista UFG that have images, photographs, figures in their body must be accompanied by a term of assignment of copyright of the author, of the participating member of the image and, in the case of children, of the relatives of the exposed children , with their data and signature.
Access the IMAGE USE AUTHORIZATION TERM document here.