AVALIANDO O TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA: UMA EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA.
Abstract
A educação atual exige mudanças que visem dinamizar o processo de ensino e aprendizagem e promover uma formação diferenciada, ativa e crítico/reflexiva. O desenvolvimento de metodologias diversificadas como as atividades experimentais tem o propósito de tornar as aulas de Química mais contextualizadas, motivadoras e interativas. Com este objetivo, as bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de um Curso de Licenciatura em Química de uma Universidade Pública do Sudeste Goiano desenvolveram a experimentação “Avaliando o teor de Álcool na gasolina”. A atividade experimental desenvolvida tinha caráter investigativo/problematizador desde que propunha que os alunos elaborassem a metodologia para avaliar a qualidade do combustível, de forma a abordar situações cotidianas dos alunos. Utilizou-se de uma pesquisa quantitativa/qualitativa, da observação participante e de um questionário para avaliar a experimentação desenvolvida. Por meio da avaliação, percebeu-se que a atividade experimental permitiu que os alunos fossem autônomos e construíssem conhecimento. A vivência da atividade experimental é um momento em que os alunos são motivados a entender a química e a sua importância para a vida e a sociedade.Downloads
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