PROPOSTA DE ALTERAÇÃO NA FORMA COMO SE ENSINA A LITERATURA BRASILEIRA
Abstract
Resumo: O presente artigo apresenta os fundamentos e resultados de uma atividade de extensão desenvolvida com professoras de Ensino Médio do Município de São Borja, no Estado do Rio Grande do Sul. O curso propunha uma forma alternativa de trabalhar a literatura em sala de aula. O objetivo era questionar a tradicional sistemática de trabalho da disciplina de Literatura, pautada na historicização em detrimento da leitura dos textos propriamente ditos, e no estudo de autores e obras que se iniciam nos períodos literários mais remotos em direção à contemporaneidade. A ideia foi postular a inversão dessa lógica de trabalho, baseando o estudo da Literatura na leitura direta, em sala de aula, de obras, no caso, contos, e na análise destes tomando como ponto de partida a contemporaneidade e, depois de desenvolver as habilidades básicas de leitura do texto literário, recuar na história sistematicamente. O curso de extensão desenvolvido pautou-se na leitura de contos, em sua análise e interpretação, e buscou estimular as participantes a aplicarem as estratégias em suas aulas no Ensino Médio. A metodologia incluía aulas expositivas e dialogadas e a realização de seminários voltados à elaboração de planos de trabalho montados a partir da leitura dos contos.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista UFG uses the Creative Commons CC-BY (4.0) - Attribution 4.0 International license for open access journals (Open Archives Initiative - OAI) as a basis for transferring rights.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1) Authors may distribute, remix, adapt and build upon their work, even for commercial purposes, as long as they give UFG proper credit for the original creation. Authors may copy and redistribute the material in any medium or format.
2) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, provided that reference is made to the place of publication origin, that is, the electronic address/reference of Revista UFG.
3) The authors of works published in Revista UFG are expressly responsible for their content.
4) All works submitted to Revista UFG that have images, photographs, figures in their body must be accompanied by a term of assignment of copyright of the author, of the participating member of the image and, in the case of children, of the relatives of the exposed children , with their data and signature.
Access the IMAGE USE AUTHORIZATION TERM document here.