EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO COM IDOSOS SOCIALMENTE VULNERÁVEIS

Authors

  • Claudia Reinoso Araujo de Carvalho
  • Suelen Gemaque Pinho
  • Mariana Vianna Zaquieu da Fonseca
  • Paloma Vianna Ribeiro Vieira

Abstract

Resumo: A proposta deste artigo é relatar a experiência de um projeto de extensão do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do Rio de Janeiro- SMDSRJ. O projeto atendeu idosos em situação de vulnerabilidade social, que perderam seus vínculos familiares e sociais e teve por objetivo resgatar suas histórias de vida de forma que estes pudessem aprimorar o desempenho de funções psicológicas e sociais, tais como: melhora da autoestima, integração e reconhecimento social, alívio de sentimentos negativos e o estabelecimento de uma perspectiva de futuro. Para tal foram realizados grupos terapêuticos utilizando diferentes atividades com o objetivo de gerar reflexões sobre o processo de envelhecimento. Neste artigo foi apresentado o projeto e discutidos os benefícios das ações do projeto para os idosos e o papel do mesmo na formação dos alunos. Conclui-se que as atividades realizadas facilitaram a comunicação entre os participantes e contribuíram para o resgate e a construção de novas relações interpessoais. Por outro lado, para os alunos e professores envolvidos, o projeto gerou um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, possibilitou a geração de novos saberes, além de ter sido uma oportunidade de estreitar os laços entre a universidade e a sociedade.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-08-03

How to Cite

REINOSO ARAUJO DE CARVALHO, C.; GEMAQUE PINHO, S.; VIANNA ZAQUIEU DA FONSECA, M.; VIANNA RIBEIRO VIEIRA, P. EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO COM IDOSOS SOCIALMENTE VULNERÁVEIS. Revista UFG, Goiânia, v. 15, n. 15, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48527. Acesso em: 19 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos