PEDAGOGO: DELINEANDO IDENTIDADE(S)

Authors

  • Iria Brzezinski

Abstract

A sólida formação teórica do profissional pedagogo, a unidade teoria-prática, o trabalho coletivo e interdisciplinar, a concepção de gestão democrática, a pesquisa como princípio educativo, dentre outros, são princípios orientadores da base comum nacional2 da formação do pedagogo brasileiro e comprovam a importância do que advogam Houssaye, Soëtard, Hameline e Fabre (2004), isto é, a importância do significado social da profissão-pedagogo e das condições fundamentais para o exercício profissional. A conjugação dos princípios orientadores da base comum nacional com as condições fundamentais para o exercício profissional, que não se esgotam nas já citadas, atribui certa legitimidade ao status profissional do pedagogo no Brasil para o início do séc. XXI, e dispõe elementos constitutivos para o delineamento de sua identidade ou identidades. (Continua...)

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Published

2017-08-01

How to Cite

BRZEZINSKI, I. PEDAGOGO: DELINEANDO IDENTIDADE(S). Revista UFG, Goiânia, v. 13, n. 10, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48363. Acesso em: 27 sep. 2024.

Issue

Section

Artigos