FALANDO DE FESTAS E ÓPERAS NA TERRA DOS GOYASES
Abstract
Para Durkheim, a força de legitimação da sociedade se faz sentir com maior rapidez e maior evidência nas festas, uma vez que o fluir de um estado de exaltação geral permite que as interações sociais se tornem muito mais frequentes e mais ativas (1985, p 300-01; 542; 545). Atributo sem dúvida interessante às esferas de poder, de tal maneira que festa e poder são fenômenos que, de uma maneira ou de outra, sempre se atraem. Fato especialmente evidente nas festas-espetáculo barrocas. Norteadas pela estética do excesso, do lúdico, do feérico, compõe o que Affonso Ávila denomina como “encantatório-perssuasivo”. Trata-se de dramatização ritual intrínseca ao exercício das realezas e religiões: “poder quase mágico de fazer ver e fazer crer”, como diz Bourdieu, “que possibilita obter o equivalente daquilo que é obtido pela força” (2003, p.14). As festas-espetáculo, por outro lado, articulavam diferentes dimensões da sociedade e da cultura, se constituindo, no limite, em “fato social total” (Mauss, 1950, p. 49-52), uma vez que se encontram em jogo projetos político-sociais, identidades em processo de afirmação e recriação, grande circulação e consumo de bens, produção artística, emergência de novos significados, dentre outros (Almeida, 1992, p. 170).Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista UFG uses the Creative Commons CC-BY (4.0) - Attribution 4.0 International license for open access journals (Open Archives Initiative - OAI) as a basis for transferring rights.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1) Authors may distribute, remix, adapt and build upon their work, even for commercial purposes, as long as they give UFG proper credit for the original creation. Authors may copy and redistribute the material in any medium or format.
2) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, provided that reference is made to the place of publication origin, that is, the electronic address/reference of Revista UFG.
3) The authors of works published in Revista UFG are expressly responsible for their content.
4) All works submitted to Revista UFG that have images, photographs, figures in their body must be accompanied by a term of assignment of copyright of the author, of the participating member of the image and, in the case of children, of the relatives of the exposed children , with their data and signature.
Access the IMAGE USE AUTHORIZATION TERM document here.