Déco pela cidade
Abstract
As imagens que se seguem materializam um convite para percorrer um itinerário assimétrico, um percurso de espaços construídos numa narrativa visual de geometria acentuada. Por vezes se é tentado a parar defronte a fotografia e seguir percorrendo as linhas retas e curvas até que o conjunto se complete em platibandas, numa fachada, nas ferragens de uma esquadria ou numa escultura. O olhar acostumado de cada dia desvela-se e é possível que se deixe escapar um Como eu não vi isso? Surge então uma vontade de ver. Essa vontade pode ser saciada (ou estimulada) pelo arranjo singular projetado no enquadramento das imagens que se revelam nas páginas seguintes e, que por um outro instante, consumiu o fotógrafo observador. No contexto das cidades, a vontade de ver não é um fato novo, além de perpassada tanto pelo particular prazer de observar do voyeur, entrelaçado pelas ruas e imerso na paisagem, quanto pela inspiradora vontade de mostrar. A representação da cidade por pintores renascentistas trouxe a visão em perspectiva como principal orientação da experiência do mostrar, tornando o observador descorporizado, como diria Martin Jay (1988): uma forma de ver neutralizada que não nutre um comprometimento com o que se vê. O pensamento urbano, o projeto da cidade, aproxima-se desse ver totalizador, aspirando a uma organiza- ção racional que constrói o espaço. A fotografia, imbuída da tecnologia, também compartilha da aspiração de uma construção, da construção da imagem.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista UFG uses the Creative Commons CC-BY (4.0) - Attribution 4.0 International license for open access journals (Open Archives Initiative - OAI) as a basis for transferring rights.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1) Authors may distribute, remix, adapt and build upon their work, even for commercial purposes, as long as they give UFG proper credit for the original creation. Authors may copy and redistribute the material in any medium or format.
2) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, provided that reference is made to the place of publication origin, that is, the electronic address/reference of Revista UFG.
3) The authors of works published in Revista UFG are expressly responsible for their content.
4) All works submitted to Revista UFG that have images, photographs, figures in their body must be accompanied by a term of assignment of copyright of the author, of the participating member of the image and, in the case of children, of the relatives of the exposed children , with their data and signature.
Access the IMAGE USE AUTHORIZATION TERM document here.