O Pivô da aprendizagem
Abstract
Uma das consagradas tendências mundiais na área de ensino e aprendizagem de língua estrangeira – a interação – é tratada com seriedade, autenticidade e pragmatismo neste livro. A imagem da capa, de um trabalho de colheita coletivo, evocado pela Vinha vermelha em Arles, de Van Gogh, estabelece o campo metafórico da construção simultaneamente individual e coletiva, em que se constitui a ação interativa. Ao focalizar o ensino de língua estrangeira, a interação é às vezes tratada tanto como o meio quanto como o fim desejado. Pode referir-se à troca de idéias entre dois ou mais participantes do processo, e várias metáforas são utilizadas para se referir a ela, tais quais: é o pivô sobre o qual a aprendizagem de língua gira; é a camada mais aparente do uso da língua; é a medida do sucesso ou fracasso da aprendizagem; é o processo-chave para a gestão da aprendizagem; é facilitadora e a chave para a aprendizagem. Alguns mais entusiastas defendem que a interação “é a própria aprendizagem” da língua. Sob este último prisma, mais do que a prática do conhecimento lingüístico obtido, a interação é vista como o processo no qual o conhecimento lingüístico e a habilidade lingüística são desenvolvidos. A perspectiva tratada no livro é a de interação como “o conjunto de oportunidades criadas para que os alunos comuniquem-se uns com os outros ou com o professor na língua que estão aprendendo” (p. 17), que é claramente a posição dos profissionais comprometidos com a abordagem comunicativa de ensino de língua estrangeira. O enfoque é dado à interação em um estudo feito sobre a correção colaborativa de erros em textos escritos dos alunos. (Continua...)Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista UFG uses the Creative Commons CC-BY (4.0) - Attribution 4.0 International license for open access journals (Open Archives Initiative - OAI) as a basis for transferring rights.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1) Authors may distribute, remix, adapt and build upon their work, even for commercial purposes, as long as they give UFG proper credit for the original creation. Authors may copy and redistribute the material in any medium or format.
2) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, provided that reference is made to the place of publication origin, that is, the electronic address/reference of Revista UFG.
3) The authors of works published in Revista UFG are expressly responsible for their content.
4) All works submitted to Revista UFG that have images, photographs, figures in their body must be accompanied by a term of assignment of copyright of the author, of the participating member of the image and, in the case of children, of the relatives of the exposed children , with their data and signature.
Access the IMAGE USE AUTHORIZATION TERM document here.