Machado de Assis: Um conto e alguns pontos
Abstract
A leitura é um diálogo. Situados na nossa circunstância histórica e pessoal, estabelecemos contato com um texto também situado. Projetamo-nos nele, ele nos modifica. Esse texto pode, por sua vez, fingir outra situação de diálogo, com outro texto, produzido em outra circunstância. É o caso de “O segredo do Bonzo”, do livro Papéis avulsos (1882), de Machado de Assis. O conto tem como subtítulo “Capítulo inédito de Fernão Mendes Pinto”. O narrador-cronista data os acontecimentos relatados de 1552. Fernão Mendes Pinto viveu entre 1510 e 1583. Sua crônica histórica, Peregrinação, saiu pela primeira vez em 1614, em edição expurgada. O conto de Machado de Assis é uma paródia, “canto paralelo”, procedimento radical de leitura e de escrita: o parodista simula colocar-se na mesma situação do autor parodiado. No mesmo volume, Papéis avulsos, Machado de Assis já havia aplicado o recurso em “Na arca” (três capítulos inéditos do Gênesis). Reincide no procedimento, entre outros momentos, em 1893, em “O sermão do diabo” (Páginas recolhidas, 1899), a transcrição, afirma o narrador, de um papel velho, “um pedaço do evangelho do Diabo, um “sermão da montanha”, “à maneira de S. Mateus”. No texto paródico, a escrita reproduz não apenas “o que” escreveria o autor parodiado, mas “o como” ele escreveria, caso tivesse escrito. Finge suprimir a distância entre dois autores. Partilha com o seu leitor de 1882 a dificuldade do distanciamento em relação à crônica seiscentista. Leitores de 2008, construímos nosso dispositivo de decifração para atravessar todos esses filtros.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista UFG uses the Creative Commons CC-BY (4.0) - Attribution 4.0 International license for open access journals (Open Archives Initiative - OAI) as a basis for transferring rights.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1) Authors may distribute, remix, adapt and build upon their work, even for commercial purposes, as long as they give UFG proper credit for the original creation. Authors may copy and redistribute the material in any medium or format.
2) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, provided that reference is made to the place of publication origin, that is, the electronic address/reference of Revista UFG.
3) The authors of works published in Revista UFG are expressly responsible for their content.
4) All works submitted to Revista UFG that have images, photographs, figures in their body must be accompanied by a term of assignment of copyright of the author, of the participating member of the image and, in the case of children, of the relatives of the exposed children , with their data and signature.
Access the IMAGE USE AUTHORIZATION TERM document here.