RIOBALDO PACTÁRIO: liberdade e predestinação
Abstract
Este é o bordão da história: “... o Diabo na rua no meio do redemunho...”. A história erguida em torno desse bordão é velha conhecida do público brasileiro e, desde o aparecimento da sua primeira edição, em 1956, vem se destacando como uma das realizações mais bem sucedidas da literatura de nosso país: o Grande sertão: veredas1 de João Guimarães Rosa. Vamos relembrá-la rapidamente: o ex-jagunço Riobaldo, por ocasião da visita de um viajante proveniente da cidade, decide relatar-lhe os principais episódios de sua jornada passada no interior do sertão. Sempre impregnada pela sombria figura d?O cujo, a fala de Riobaldo revela ao seu interlocutor, a cada novo lance da narrativa, a trama dos encontros e das fugas que decidiram a sua sorte. Atormentado pela constante presença do demo é que ele narra o inesquecível encontro com o Menino às margens do rio de-Janeiro (sítio onde o protagonista-narrador, quando criança, tirava esmola para o santo); o encontro com as letras e com o mestre Lucas no Curralinho; o deparar surpreendente com a força dos jagunços na fazenda de Selorico Mendes; a terrível visão do corpo morto de sua amada Maria Deodorina; além de uma multidão de outros episódios. (Continua...)Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista UFG uses the Creative Commons CC-BY (4.0) - Attribution 4.0 International license for open access journals (Open Archives Initiative - OAI) as a basis for transferring rights.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1) Authors may distribute, remix, adapt and build upon their work, even for commercial purposes, as long as they give UFG proper credit for the original creation. Authors may copy and redistribute the material in any medium or format.
2) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, provided that reference is made to the place of publication origin, that is, the electronic address/reference of Revista UFG.
3) The authors of works published in Revista UFG are expressly responsible for their content.
4) All works submitted to Revista UFG that have images, photographs, figures in their body must be accompanied by a term of assignment of copyright of the author, of the participating member of the image and, in the case of children, of the relatives of the exposed children , with their data and signature.
Access the IMAGE USE AUTHORIZATION TERM document here.